Folha de S. Paulo


Mapa mostra que divisão entre Estados petistas e tucanos não é tão radical

A primeira leitura após o resultado por Estado da eleição presidencial deste ano mostra um país dividido: Nordeste, parte do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro, vermelhos; e os demais Estados azuis, mostrando quem –Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB)– venceu em cada unidade da federação.

Essa polarização, porém, não é tão radical. Afinal, os dois candidatos conseguiram votos em todos os Estados. Cada um deles conseguiu mais votos em determinadas regiões, mas isso não exclui a votação que o concorrente obteve na mesma área.

Tome-se o exemplo de Minas Gerais, onde a petista venceu, e que no mapa simples aparece em vermelho. A votação por lá, porém, foi a mais apertada entre todos os Estados. Dilma obteve 52,41%, e Aécio, 47,59%.

A presidente foi reeleita neste domingo (26) com 51,64% dos votos válidos. Nessa que foi a eleição mais apertada da história brasileira, Aécio recebeu 48,36% dos votos.

Um novo mapa, que ganhou as redes sociais nesta segunda-feira, mostra essas diferenças. Com variações de cor entre o vermelho e o azul, é possível observar melhor a proporção de votos em cada Estado.

Assim, descobre-se que o Rio Grande do Sul não é tão tucano –Dilma teve 46,47% dos votos válidos dos gaúchos–, nem o Pará é tão petista, já que 42,59% dos eleitores de lá optaram por Aécio.

Os dados do mapa abaixo foram tabulados pela Folha. Eles seguem critério semelhante ao de um estudo desenvolvido por Thomas Conti, pesquisador de história econômica da Unicamp, que foi mostrado pela "TV Folha" nesta segunda-feira (27). O critério já foi utilizado anteriormente por analistas norte-americanos em corridas presidenciais dos EUA.

Confira, no mapa, a variação dos votos.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: