Folha de S. Paulo


Dilma terá apoio da maioria dos governadores eleitos

A presidente Dilma Rousseff (PT) contará, em seu segundo mandato, com o apoio da maioria dos governadores eleitos.

Dos 27 nomes eleitos para os Executivos estaduais a partir do próximo ano, ao menos 14 defenderam a reeleição da petista.

Um deles é o governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), cujo partido rompeu com Dilma em 2013 para disputar a corrida ao Planalto neste ano e declarou apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

No Estado, porém, PT e PSB mantiveram a aliança.

Em nove Estados e no Distrito Federal, o governador eleito apoiou o candidato tucano na disputa presidencial. Desses, José Ivo Sartori (RS) e Paulo Hartung (ES) são do PMDB, partido que integra a base de Dilma.

Entre os governadores de oposição estão Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo; Beto Richa (PSDB), no Paraná; e Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco.

Há ainda três Estados em situação indefinida, pois os candidatos vencedores se mantiveram neutros na corrida presidencial: Flávio Dino (PC do B-MA), José Melo (Pros-AM) e Suely Campos (PP-RR).

Apesar de terem se coligado a partidos da oposição nas disputas estaduais, os três eleitos são de partidos que integram a base de apoio de Dilma e não deverão se opor à presidente. Dino, por exemplo, reconheceu neste domingo (26) ter votado em Dilma, seguindo orientação nacional do PC do B.


Endereço da página:

Links no texto: