Folha de S. Paulo


'Quero ser uma presidenta melhor do que fui até agora', diz Dilma Rousseff

No primeiro discurso após ser reeleita presidente da República, Dilma Rousseff exaltou o ex-presidente Lula e afirmou neste domingo (26) que quer ser uma governante melhor do que "foi até agora".

Dilma Rousseff venceu o pleito com um resultado apertado, o mais acirrado da história. Ela teve 51,63% dos votos, quando 99,91% das urnas já tinham sido apuradas, à frente de Aécio Neves, com 48,37%.

"Prometo ser uma presidenta muito melhor do que fui até agora. Quero ser uma pessoa ainda melhor do que eu tenho me esforçado para ser. Esse sentimento de superação deve ser para transformar não só da minha pessoa, mas de toda a nação", afirmou a presidente reeleita, que não mencionou Aécio em sua fala.

Após a confirmação da vitória, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e foi a um hotel de Brasília, onde um palco estava preparado para o seu pronunciamento.

Dilma Rousseff começou o seu discurso saudando o presidente Lula. Depois, citou o seu vice Michel Temer, o presidente do PT, Rui Falcão, o presidente do PDT, Carlos Lupi, o presidente do PR, Antonio Carlos Rodrigues, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o presidente do PRB, Vitor Paulo, e outros integrantes da base aliada.

A presidente teve a fala interrompida duas vezes pelo público que gritava "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!". Ela não fez nenhum comentário sobre o cântico e apenas pediu para o público deixar ela falar, já que sofria para aumentar o tom de voz e reclamava do microfone instalado no local.

Durante sua fala, Dilma pediu união do "povo brasileiro" e disse não acreditar que a disputa acirrada na eleição "tenham divido o país".

"Entendo, sim, que elas (as eleições) mobilizaram ideias e emoções contraditórias, mas movidas por sentimentos comuns: a busca por um futuro melhor para o país", afirmou.

REFORMA

A presidente comprometeu-se "rigorosamente" a fazer uma reforma política e punir casos de corrupção.

"Terei um compromisso rigoroso com o combate à corrupção e com a proposição de mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade, que é protetora da corrupção", disse durante a fala, em Brasília.

"Ao longo da campanha, anunciei medidas que serão importantes para a sociedade e para o país enfrentarem a corrupção e acabar com a impunidade."

Dilma afirmou que o tema mais falado durante a corrida presidencial foi "mudança", o que atenderá com a "mais importante das reformas" sem "esquecer das demais".

Meu compromisso, como ficou claro durante toda a campanha, é deflagrar essa reforma, que deve ser realizada por meio de uma consulta popular", afirmou. "Como instrumento dessa consulta, o plebiscito, nós vamos encontrar a força e a legitimidade exigida neste momento de transformação para levarmos à frente a reforma política."

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: