Folha de S. Paulo


Dilma perde para Aécio no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste

A presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita neste domingo (26), perdeu para Aécio Neves (PSDB) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ela venceu no Norte e teve quase três vezes mais votos que o tucano no Nordeste.

Levando em conta todos os eleitores, Dilma recebeu ao menos 54,44 milhões de votos, o que equivale a 51,63% dos válidos, contra 51 milhões do candidato do PSDB (48,37%). Trata-se da disputa presidencial mais acirrada desde o segundo turno das eleições de 1989.

Editoria de Arte/Folhapress

Em discurso após a confirmação da vitória, a política disse não acreditar "que essas eleições tenham dividido o país inteiro". "Acredito que ela suscitou sentimentos contraditórios, mas em busca de um único objetivo: mudar o país."

No Sul, Dilma perdeu para Aécio em todos os Estados. No total, recebeu ao menos 6,76 milhões de votos, contra 9,69 milhões do tucano.

No Sudeste, Dilma foi vencedora no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Em São Paulo, Aécio teve 6,8 milhões de votos a mais do que a petista, totalizando 15,2 milhões. No total, ao menos 19,87 milhões de eleitores escolheram Dilma na região, mais de 5,6 milhões a menos do que o tucano.

No Centro-Oeste, a presidente também perdeu em todos os Estados e no Distrito Federal. Ela obteve 3,25 milhões de votos na região, enquanto Aécio ficou com 4,38 milhões.

Enquanto isso, no Norte Dilma foi a vencedora na maioria dos Estados, com exceção de Rondônia, Acre e Roraima. 4,39 milhões de eleitores a escolheram na região, pouco mais de 1 milhão a mais do que os 3,38 milhões do candidato do PSDB.

Enquanto isso, no Nordeste a presidente teve quase três vezes mais votos do que Aécio, uma diferença de mais de 12,2 milhões de votos. Enquanto a petista recebeu ao menos 20,1 milhões de votos, o tucano ficou com 7,9 milhões.


Endereço da página:

Links no texto: