Folha de S. Paulo


Cumpri minha missão, afirma Aécio em discurso após derrota

Recebido aos gritos de "Aécio guerreiro, orgulho brasileiro", o senador Aécio Neves (PSDB) disse que "sai mais vivo e sonhador" do que nunca desta eleição e com o sentimento de que cumpriu seu papel.

Em um pronunciamento de dois minutos em um hotel no centro de Belo Horizonte, o tucano agradeceu aos mais de 50 milhões de eleitores que votaram nele.

"Serei eternamente grato a cada um, a cada uma de vocês, que me permitiram voltar a sonhar e acreditar na construção de um novo projeto", declarou.

Em disputa acirrada, Aécio teve 48,4% dos votos válidos.

O candidato derrotado contou ter telefonado para a presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT) para lhe desejar sucesso na nova gestão e disse a ela que é preciso unir o Brasil.

"Considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros", revelou o senador sobre as palavras ditas a petista.

Aécio concluiu sua fala expressando o sentimento de dever cumprido. "Mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, eu deixo essa campanha, ao final, com sentimento de que cumprimos o nosso papel", disse.

"Repito para encerrar, mais uma vez, [o apóstolo] São Paulo, que é o que retrata para mim de forma mais clara o sentimento que tenho hoje, na minha alma e no meu coração: 'Combati o bom combate, cumpri a minha missão e guardei a fé'. Muito obrigado a todos os brasileiros."

ALIADOS

O ex-governador José Serra afirmou que o PSDB não fará nunca uma oposição "destrutiva, do tipo quanto pior, melhor" e que no Congresso o partido continuará combatendo "tudo o que combateu nesta campanha".

Em relação ao futuro, Serra disse que o que cabe "é colocar o país no rumo".

Para o senador José Agripino Maia (DEM), um dos coordenadores da campanha de Aécio, se o segundo turno tivesse uma semana a mais, o tucano seria eleito. "Aécio foi um gigante! Os números mostram que esse novo governo do PT começa com contagem regressiva. A oposição tem que ficar orgulhosa", afirmou.

O prefeito de Salvador,ACM Neto, (DEM-BA), disse que Aécio termina esta eleição com "um capital político extraordinário". "Ele enfrentou uma das campanhas mais duras que já tivemos. Agora é ele quem lidera nossa oposição."

Leia a íntegra do discurso de Aécio Neves

Meu boa noite a todos. E a minha primeira palavra é de profundo agradecimento a todos os brasileiros que participaram dessa festa da democracia.

Agradecimento especial aos mais de 50 milhões de brasileiros que apontaram o caminho da mudanças. Eu serei eternamente grato a cada um, a cada uma de vocês, que me permitiram voltar a sonhar e acreditar na construção de um novo projeto.

As cenas que eu vivi ao longo desses últimos meses jamais sairão da minha mente e do meu coração.

Cumprimentei agora pouco, por telefone, a presidente reeleita e desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo. E ressaltei: considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros.

Uma palavra de agradecimento especial a cada companheiro, representado pelos tantos que estão aqui, e faço na figura do senador Aloysio Nunes, bravo companheiro de caminhada nessa jornada. Homem público exemplar com que tive o privilégio de compartilhar novas expectativas em relação ao Brasil.

Por tanto, mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, eu deixo essa campanha, ao final, com sentimento de que cumprimos o nosso papel. E repito para encerrar, mais uma vez [o apóstolo] São Paulo, que é o que retrata para mim de forma mais clara o sentimento que tenho hoje, na minha alma e no meu coração: 'Combati o bom combate, cumpri a minha missão e guardei a fé'. Muito obrigado a todos os brasileiros.


Endereço da página:

Links no texto: