Folha de S. Paulo


De virada, José Melo (Pros) se reelege no Amazonas

José Melo (Pros), 68, foi eleito neste domingo (26) para um novo mandato como governador do Amazonas.

Com 99% das seções apuradas no Estado, ele tinha 56% dos votos, contra 44% do ex-governador e senador Eduardo Braga (PMDB).

Após a confirmação do resultado, Melo afirmou que a prioridade de sua nova gestão será a educação. "A partir dela nós vamos enfrentar todos os outros problemas do nosso Estado."

Braga divulgou nota e disse esperar que "os próximos anos sejam de paz". "Esperamos que os problemas que afligem nossa população, principalmente a crescente onda de violência, as filas nos hospitais, o déficit na educação e a crise na mobilidade urbana sejam sanados de forma satisfatória", disse.

Apoiado pelo PSDB e pelo DEM, Melo iniciou a campanha com 24% das intenções de voto e permaneceu atrás nas pesquisas no primeiro turno.

Acabou levando a disputa ao segundo turno em um "quase empate" com Braga –a diferença pró-PMDB na primeira votação foi de apenas 1.907 votos.

Foi a primeira disputa majoritária de Melo. Ele herdou o cargo de governador após a saída de Omar Aziz (PSD), que deixou o posto para disputar, com sucesso, uma cadeira no Senado neste ano.

Na reta final da campanha, Melo foi alvo de ataques de Braga, que explorou sua imagem de "bonzinho". "Não basta ser bonzinho, tem que ser bom", dizia uma propaganda do PMDB.

ACUSAÇÕES

Também enfrentou acusações de envolvimento com o crime organizado. Na última semana de campanha, um áudio veio à tona com diálogo entre seu então subsecretário de Justiça e o líder de uma facção criminosa, no qual negociavam o apoio a Melo.

Em entrevista após o resultado, Melo disse ter tomado providências sobre o caso e que "agora é deixar que a Justiça decida".

No primeiro turno, a Procuradoria Eleitoral o acusou de usar a estrutura da Polícia Militar em favor de sua campanha. O governador eleito negou todas as acusações.

Na campanha, prometeu levar adiante planos e projetos herdados por Aziz, que era vice de Braga –em 2010, o peemedebista deixou o cargo para disputar o Senado.

Professor, explorou promessas relacionadas à educação, como a implantação de 30 escolas de tempo integral, além da construção de um polo naval.

Eleito para governador o maior Estado do país, que supera as regiões Sul e Sudeste juntas em extensão, prometeu construir um hospital com 300 leitos em Manaus e levar médicos especialistas ao interior do Estado.

Nascido em Eirunepé (AM), Melo é filho de seringueiros, lecionou história e foi deputado estadual e federal antes de assumir as secretarias da Educação e do Interior em quatro gestões diferentes.


Endereço da página:

Links no texto: