Folha de S. Paulo


Aécio esboça reação em São Paulo e Minas, mostra Datafolha

Na última fase do segundo turno, o senador Aécio Neves (PSDB) deu sinais de reação na região Sudeste, a mais populosa do país e, portanto, a mais importante do ponto de vista da corrida eleitoral.

Na pesquisa Datafolha feita na sexta e neste sábado (25), Aécio oscilou dois pontos para cima no conjunto dos quatro Estados do Sudeste, passando de 54% para 56% na conta dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e indecisos). Na primeira pesquisa do segundo turno, finalizada no dia 9, ele tinha 62% na região

O movimento mais notável do tucano foi em Minas Gerais, Estado onde foi governador entre 2003 e 2010. Depois de passar duas rodadas do Datafolha empatado com Dilma em Minas por 50% a 50%, Aécio subiu quatro pontos, abrindo assim uma vantagem de oito pontos sobre a rival.

Em São Paulo, o maior colégio com 22% do eleitorado nacional, Aécio passou de 60% para 63% desde o dia 21. Entre os paulistas, ele começou o segundo turno com 67%.

Diferentemente do que ocorre em São Paulo e Minas, o Rio é francamente mais favorável à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A pesquisa concluída neste sábado mostrou que ela ganha do tucano no Estado por 58% a 42%. Mesmo assim, o patamar de Aécio entre os fluminenses é um ponto superior ao da pesquisa anterior.

É a combinação de todas essas variações que explica a oscilação positiva do tucano nos resultados totais do Datafolha. Computando dados de todo o Brasil, Aécio oscilou de 47% para 48% em relação à pesquisa anterior. E Dilma variou de 53% para 52%, voltando assim à situação de empate técnico no limite máximo da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos.

Essa variação nos dados nacionais não foi maior porque o último resultado de Dilma na região Sul foi dois pontos acima que o observado anteriormente. Ela tinha 43% no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somados, apareceu com 45% no levantamento recente.

O Datafolha ouviu 19.318 eleitores por encomenda da Folha e da TV Globo. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1210/2014.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: