Folha de S. Paulo


Rollemberg tem 55% no DF, ante 45% de Frejat, mostra Datafolha

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) será eleito governador do Distrito Federal neste domingo (26), segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25). Rollemberg tem 46% das intenções de votos, seguido por Jofran Frejat (PR), com 37%. Os votos brancos e nulos são 9% e os eleitores indecisos somam 8%.

Rollemberg caiu um ponto percentual em relação à pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (23), enquanto Frejat subiu um ponto –o que mostra um quadro de estabilidade nas intenções de votos no DF. Os votos brancos, nulos e indecisos também oscilaram um ponto percentual se comparados com o levantamento anterior.

Considerando os votos válidos —sem brancos, nulos e indecisos—, Rollemberg tem 55% e Frejat, 45%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Editoria de Arte/Folhapress

Se a vitória de Rollemberg for confirmada, será a derrota do grupo político do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que desistiu de sua candidatura ao governo do DF depois de condenado pela Lei da Ficha Limpa. O ex-governador do DF foi flagrado em um vídeo recebendo recursos do escândalo conhecido como mensalão do DEM.

Arruda lançou Frejat em seu lugar, mas indicou a mulher, Flávia, para vice do candidato do PR. Antes de renunciar à disputa, o ex-governador do DF liderava as pesquisas de intenções de votos. A coligação de Frejat também tem o apoio de Joaquim Roriz (PRTB), que governou o Distrito Federal por quatro mandatos.

Rollemberg se manteve à frente na disputa mesmo depois que o candidato do PR lançou a principal bandeira de sua campanha: fixar todas as tarifas do transporte público do Distrito Federal em R$ 1, batizada de "Tarifa Frejat".

O candidato do PR é o que registra maior índice de rejeição entre os eleitores do DF: 43% declararam que não votariam em Frejat de jeito nenhum. O índice de rejeição a Rollemberg é de 31%.

O levantamento também mostra que oito em cada dez moradores do Distrito Federal acertaram o número que vão digitar nas urnas neste domingo (82% no total).

A pesquisa Datafolha ouviu 2.529 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro. Ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números: DF-00091/2014 e BR-01210/2014.


Endereço da página:

Links no texto: