Folha de S. Paulo


51% dos eleitores de Aécio têm renda de até 3 mínimos

Mais da metade dos eleitores que declaram a intenção de votar em Aécio Neves (PSDB) têm renda familiar mensal até três salários mínimos, segundo o Datafolha.

De acordo com a pesquisa que foi divulgada nesta quinta-feira (23), 30% do eleitorado do tucano tem renda familiar até dois mínimos mensais (R$ 1.448), e 21%, entre dois e três pisos salariais (até R$ 2.172).

Os dados mostram que, embora o senador mineiro seja o preferido dos estratos mais afluentes do eleitorado, sua candidatura só é competitiva graças ao apoio dos mais pobres.

Afinal, a despeito da queda da pobreza e da desigualdade social nas últimas duas décadas, a grande maioria da população ainda apresenta um patamar de renda entre baixo e modesto.

Dos entrevistados pelo Datafolha, 61% têm renda até três mínimos, e apenas 5% declaram renda de dez mínimos ou mais.

No grupo de cima, o tucano tem 59% das preferências. Esses não passam, porém, de 6% de seus eleitores, sempre segundo o Datafolha.

Entre os que afirmam a intenção de votar na presidente Dilma Rousseff, 70% têm renda até três mínimos. Os que declaram renda acima de dez pisos são 4% do eleitorado da presidente, percentual semelhante ao do adversário.

PATRÕES E EMPREGADOS

Na divisão do eleitorado por ocupação, os dados confirmam que o tucano é o preferido dos empregadores, e a petista, dos empregados.

No entanto, os assalariados representam a maior fatia do eleitorado dos dois candidatos: são 44% dos que declaram voto em Aécio e 40% dos que escolhem Dilma. Os empresários contribuem com apenas 5% e 2% do total de cada um, respectivamente.

Boa parte dos eleitores de ambos está fora da população economicamente ativa. Donas de casa, aposentados e estudantes são 23% dos eleitores do tucano e 28% dos da petista.

ESCOLARIDADE

Os precários níveis nacionais de escolaridade também se refletem na composição dos votantes dos candidatos.

No caso do oposicionista, três quartos de seus eleitores não possuem graduação superior; 31% deles têm ensino fundamental, e 44%, ensino médio.

Entre os que declaram voto na presidente, os percentuais são ainda maiores, de 45% (ensino fundamental) e 42% (ensino médio).

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: