Folha de S. Paulo


Rio inicia plano de segurança para as eleições

A Polícia Militar do Rio iniciou nesta sexta (24), o esquema especial para o segundo turno das eleições no Estado. Ao todo, 35 mil policiais militares serão mobilizados para garantir a segurança durante todo o fim de semana. Deste total, 20.788 PMs estarão em 5.418 pontos de votação no Rio. A mobilização acontece até a segunda (27).

No primeiro turno das eleições, o Rio teve um dos mais altos índices de ocorrências policiais no país: 800 pessoas foram detidas pela PM praticando alguma irregularidade eleitoral.

Cerca de 1.000 policiais reforçarão a segurança em alguma das 38 favelas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Outros PMs estarão de prontidão em quartéis, nas ruas ou à disposição do Ministério Público estadual e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Um helicóptero da Polícia Militar passará o dia sobrevoando áreas da capital do Rio e da região metropolitana com uma câmera acoplada. Todas as imagens serão transmitidas para o Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, no Centro da cidade.

A ideia é agilizar a mobilização de equipes policiais caso se registre algum problema em sessões eleitorais.


Endereço da página: