Folha de S. Paulo


Pezão mantém liderança no Rio, com 55% dos votos válidos, diz Datafolha

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, se manteve na liderança na corrida pelo Palácio Guanabara, com 55% de intenção de votos válidos, contra 45% para o senador Marcelo Crivella (PRB).

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23), ele oscilou um ponto para baixo desde o levantamento anterior, publicado dia 16, enquanto Crivella subiu um ponto.

Nesse cálculo, são desconsiderados os eleitores que declararam votar nulo ou em branco (10%) ou afirmaram estar indecisos (6%). A margem de erro é de três pontos percentuais.

Crivella atraiu mais da metade (60%) dos eleitores do deputado Anthony Garotinho (PR), candidato derrotado no primeiro turno e que passou a apoiar o senador. Em contraste, Pezão 30% do grupo de eleitores.

Os dois candidatos praticamente mantiveram seu patamar de rejeição pelo eleitorado. Segundo o instituto, 42% dos eleitores declararam que não votariam de jeito nenhum em Crivella –na última pesquisa, eram 43%. Já Pezão teve rejeição de 36%, repetindo índice anterior.

Pezão apresenta seu melhor desempenho entre os mais ricos (54%) e entre os católicos (61%). Crivella tem sua melhor votação entre evangélicos pentecostais (56% dos votos válidos) e não pentecostais (61%).

O Datafolha entrevistou 1.554 eleitores em 38 municípios, nesta quarta e quinta-feira. A pesquisa, encomendada por Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 75/2014.

IBOPE

Em pesquisa do Ibope divulgada na noite desta quinta-feira pela TV Globo, os candidatos Pezão e Crivella também aparecem com 55% e 45% das intenções de votos válidos, respectivamente. A diferença entre os dois diminui de 12 para 10 pontos em relação à pesquisa anterior, divulgada dia 16.

A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 48 municípios, entre terça e quinta-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 76/2014.


Endereço da página:

Links no texto: