Folha de S. Paulo


Sociólogo Luciano Martins morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

O sociólogo Luciano Martins morreu na noite desta terça-feira (21) aos 80 anos no Rio de Janeiro.

Martins foi embaixador do Brasil em Cuba e assessor especial da Presidência durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de quem era amigo.

Foi um dos formuladores do programa de governo de FHC, em 1994, e coordenou o Grupo de Análise e Pesquisa durante a gestão tucana.

Bel Pedrosa - 2.dez.1994/Folhapress
Sociólogo Luciano Martins, assessor do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso
Sociólogo Luciano Martins, assessor do presidente Fernando Henrique Cardoso

Formado em Ciências Sociais em 1966, fez doutorado em Ciências Humanas na Universidade Paris V. Foi professor das Universidades de Paris (França) e Columbia (EUA), além da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Sua carreira acadêmica é mais identificada com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde foi professor de Ciência Política.

É autor de vários livros, entre eles "Estado Capitalista e Burocracia no Brasil Pós-64" e "A Geração AI-5 & Maio de 68", entre outros.

Estava internado desde o último sábado (18) com pneumonia. Martins sofria de enfisema pulmonar e artrite temporal, uma inflamação nos vasos sanguíneos que impede a circulação.

Deixa três filhos, Livia, 54, bióloga e imunologista que vive na França, Isabel, 52, fotógrafa e Quito, 50, músico, além de três netos.


Endereço da página: