Folha de S. Paulo


Governador tucano amplia vantagem na disputa em Goiás, aponta Ibope

O governador de Goiás e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), lidera a disputa do segundo turno com 19 pontos percentuais à frente de seu adversário, Iris Rezende (PMDB), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (21).

De acordo com o levantamento, Perillo tem 54% dos votos, ante 35% do ex-governador Rezende. Na pesquisa anterior, de 15 de outubro, o tucano aparecia com 50%, 11 pontos à frente do peemedebista, que tinha a preferência de 39% dos eleitores.

O total de eleitores que disseram votar em branco ou nulo caiu de 8% para 6%, enquanto o de indecisos subiu de 3%, na primeira pesquisa, para 5% no levantamento atual.

Se considerados apenas os votos válidos, Perillo tem 60%, ante 40% de Iris Rezende. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Alan Marques/ Rodrigo Paiva/Folhapress
Em Goiás, o governador Marconi Perillo (esq) e o prefeito de Goiânia, Iris rezende, disputam o segundo turno
Em Goiás, o governador Marconi Perillo (esq) e o prefeito de Goiânia, Iris rezende, disputam o 2º turno

O resultado do levantamento segue a tendência da votação no primeiro turno das eleições, quando o governador tucano teve 46% dos votos válidos, contra 28% do peemedebista.

Foram entrevistados 812 eleitores, em 40 municípios goianos, de 18 a 20 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera e registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) sob o número GO-00193/2014.

REJEIÇÃO

O levantamento divulgado nesta terça também mediu o índice de rejeição dos candidatos ao governo de Goiás.

De acordo com o instituto, Rezende é rejeitado por 28% dos eleitores, enquanto 21% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Perillo.

Questionados sobre qual candidato acreditam que vencerá a disputa, independentemente da intenção de voto, 54% dos entrevistados disseram ser o governador Marconi Perillo, 33% disseram acreditar que Iris Rezende vencerá a disputa, e 13% não responderam.


Endereço da página: