Folha de S. Paulo


Mensagem que questiona Datafolha e pede voto para Aécio usa informações erradas

Uma mensagem que começou a circular nas redes sociais nas últimas horas anunciando "Farsa da pesquisa Datafolha - divulguem" usa dados errados para sustentar que o candidato do PSDB, Aécio Neves, estaria na frente da petista Dilma Rousseff no segundo turno da eleição presidencial.

O texto questiona o resultado final da pesquisa desta segunda-feira (20), que mostra Dilma com 52% dos votos válidos e Aécio com 48% —um empate técnico no limite máximo da margem de erro, de dois pontos percentuais.

A mensagem mostra os totais de eleitores em cada uma das cinco regiões do país, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e as intenções de voto válido de cada candidato em cada área, conforme o Datafolha. Depois, aplica os percentuais do instituto em cada região e conclui que o resultado final da pesquisa desta segunda está errado —o tucano na verdade estaria à frente da petista. No final, conclama: "Vamos a vitória! E viva o Brasil!!! Presidente Aécio 45".

A mensagem tem dois grandes problemas. O primeiro é que, ao citar as intenções de voto de Dilma e Aécio em cada região, o autor do texto, por engano ou por má-intenção, usou informações da pesquisa feita nos dias 14 e 15 de outubro, não os desta segunda. No levantamento de 14 e 15 de outubro, Aécio, de fato, aparecia numericamente à frente de Dilma.

O outro problema da mensagem é fazer o exercício com os votos válidos em cada região (os totais de cada concorrente após o descarte de brancos, nulos e indecisos). Um exercício desse tipo precisa ser feito com os votos totais de cada um, já que os percentuais de brancos, nulos e indecisos não são iguais em todas as regiões.

A mensagem que questiona os critério do Datafolha não é assinada. Todos os dados da pesquisa, por região e demais critérios, podem ser consultados.

-

Conheça a metodologia do Datafolha:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: