Folha de S. Paulo


46% dos que estão nas redes sociais compartilham dados sobre eleição, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha realizada nesta segunda-feira (20) mostra que 75% dos internautas inscritos em redes sociais costumam ler notícias sobre as eleições por meio de sua conta.

Nesse universo, a maioria usa o Facebook para isso (68%). O WhatsApp é usado por 41%. E o Twitter, por 11% (a soma dá mais de 100% porque alguns usam mais de uma rede social para ler notícias).

O levantamento mostra que de cada 10 eleitores, 6 têm acesso à internet –entre os mais jovens (16 a 24 anos), o acesso é de 9 a cada 10; entre os que têm entre 25 e 34 anos, de 8 de cada 10.

Metade do eleitorado conectado à rede (47%) tem conta em rede social: 47% no Facebook, 35% no WhatsApp, 10% no Twitter. Entre eles, 46% dizem que compartilham notícias sobre as eleições.

O levantamento também dá pistas sobre o poder da internet como instrumento de convencimento político: para 19%, as redes sociais "influenciaram muito" o próprio voto no primeiro turno; outros 20% dizem que "influenciaram um pouco".

O hábito de declarar o voto nas redes sociais também foi medido: 20% dizem que anunciaram o candidato preferido no primeiro turno; 22% afirmam que já fizeram isso nesta etapa final da eleição.

O Datafolha perguntou ainda sobre os perfis da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB). Tanto a petista quanto o tucano são seguidos por 9% dos entrevistados.

O instituto ouviu 4.389 pessoas em 257 municípios nesta segunda-feira (20). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Editoria de Arte/Folhapress

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