Folha de S. Paulo


Disputa em Mato Grosso do Sul continua empatada, segundo Ibope

A disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul –um confronto entre PT e PSDB, assim como na corrida presidencial– permanece em empate técnico, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20).

Reinaldo Azambuja (PSDB) tem 51% das intenções de voto, contra 49% de Delcídio Amaral (PT).

Nada mudou do último levantamento para cá. Os números são idênticos aos da pesquisa divulgada há uma semana, feita em parceria com a TV Morena (afiliada da TV Globo).

Azambuja, produtor rural e ex-prefeito de Maracaju, é deputado federal e disputa o governo do Estado pela primeira vez. Ele é uma força ascendente na política local, da qual o PSDB nunca foi protagonista. Terminou em segundo lugar no primeiro turno, com 39% dos votos válidos.

Delcídio, senador em segundo mandato, já concorreu ao governo estadual em 2010, quando ficou em terceiro. Neste ano, ele liderou a votação do primeiro turno, com 43%.

O petista tem apostado na comparação de biografias. Afirma que o adversário é inexperiente e que "passou a vida nas suas fazendas", além de estar "ao lado dos ricos e poderosos".

Azambuja, que ganhou o apoio do candidato do PMDB e de outros oito partidos, reforça o discurso da ética, diz que é o candidato da mudança e faz críticas ao PT.

Os dois têm praticamente o mesmo índice de rejeição, segundo o Ibope: 37% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum em Azambuja, e 36% em Delcídio.

O Ibope ouviu 812 eleitores, entre sexta-feira (17) e domingo (19), em 32 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números MS-0072/2014 e BR-01135/2014.


Endereço da página: