Folha de S. Paulo


Metade da população viu horário eleitoral

Principal ferramenta de divulgação das campanhas presidenciais, os programas do horário eleitoral gratuito foram vistos por pouco mais da metade da população, de acordo com pesquisa do Datafolha feita nesta semana. Ao todo, 54% dos entrevistados disseram ter assistido às propagandas televisivas.

A aprovação do programa de Aécio Neves (PSDB) no horário eleitoral gratuito da televisão é maior que a das peças de Dilma Rousseff (PT), mostra o levantamento. Dentre os eleitores que assistiram aos vídeos, 57% consideraram o do tucano ótimo ou bom; a petista obteve 48%.

Em ambos os casos a aprovação é maior entre as parcelas da população em que cada candidato obtém maiores índices de intenção de voto.

Dentre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos, as propagandas de Aécio têm 65% de bom e ótimo; no mesmo sentido, esse estrato é o que apresenta maior índice de ruim e péssimo para Dilma, 36%.

Editoria de Arte/Folhapress

No lado oposto, dos eleitores cuja renda familiar vai até dois salários mínimos, a petista registra 60% de aprovação. O tucano, entretanto, não possui rejeição maior –registra 14%, percentual equivalente ao apresentado nos outros estratos sociais.

A pesquisa mostra, ainda, que, quanto mais escolarizado o eleitor, maior a chance de ele ter assistido ao horário eleitoral gratuito. Dentre os que possuem ensino superior, 64% viram as propagandas, porcentagem que é de 48% entre os que têm somente o ensino fundamental.

Em relação à idade dos eleitores, a aprovação às peças publicitárias de Aécio cresce à medida em que a faixa etária cai. O tucano registra 64% de ótimo e bom entre os eleitores de 16 a 24 anos que viram seu programa; o mesmo percentual em relação aos eleitores com 60 anos ou mais é dez pontos menor.

Dilma, por outro lado, mantém tanto rejeição como aprovação em percentuais dentro da margem de erro em relação à faixa etária dos eleitores pesquisados.


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