Folha de S. Paulo


Pezão tem 12 pontos de vantagem sobre Crivella no RJ

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, está liderando as intenções de voto no segundo turno na disputa com o senador Marcelo Crivella (PRB) pelo Palácio Guanabara.

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12), ele tem 12 pontos percentuais a mais do que o rival na proporção de votos válidos.

Segundo o instituto, o peemedebista tem 56% de intenção de votos válidos, enquanto o adversário registra 44%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Editoria de arte/Folhapress

Nesse cálculo, são desconsiderados os eleitores que declararam votar nulo ou em branco (10%) ou afirmaram estar indecisos (8%).

Houve uma redução da distância entre os dois em relação ao resultado do primeiro turno, quando o peemedebista teve 40,6% dos votos válidos, ante 20,3% de Crivella.

A transferência de votos dos adversários, contudo, não foi o suficiente para, até o momento, ameaçar a reeleição do governador.

Com o apoio do deputado Anthony Garotinho (PR), derrotado no primeiro turno, Crivella atraiu mais da metade (59%) dos eleitores do ex-governador, ante 27% de Pezão.

Mas entre os que votaram em Lindbergh Farias (PT), que também apoia o senador do PRB, há divisão de preferência (38% para Pezão e 36% para Crivella). Há leve vantagem para o candidato do PRB entre os que optaram por Tarcísio Motta (PSOL) no primeiro turno: Crivella obteve 31% desse grupo, contra 25% do peemedebista.

TEMPO DE TV

Com o maior tempo de TV no primeiro turno, Pezão registrou significativo aumento na avaliação positiva de seu governo. De acordo com os dados do Datafolha, 33% dos eleitores consideram sua gestão boa ou ótima (eram 24% há um mês).

Os dois candidatos registraram alta na rejeição junto ao eleitorado, mas Crivella teve aumento mais acentuado. Segundo o instituto, 43% dos eleitores declararam não votar no senador –na última pesquisa do primeiro turno, eram 15%. Já Pezão teve rejeição de 36% –ele tinha 20% no dia 2 de outubro.

Desde o início do segundo turno, Crivella foi alvo de ataques de Pezão que o vinculavam à Igreja Universal e ao líder da denominação, bispo Edir Macedo, de quem é sobrinho. O objetivo da campanha peemedebista era aumentar a rejeição do adversário no eleitorado.

VOTO EVANGÉLICO

Não é possível aferir com exatidão os efeitos dos ataques. Mas os dados apontam que Crivella tem sua melhor votação entre evangélicos pentecostais (65% dos votos válidos) e não pentecostais (67%) e é mais rejeitado por eleitores de outras religiões.

Pezão lidera em todas as faixas de renda e de escolaridade, ampliando a vantagem entre os mais ricos (71%) e mais escolarizados (62%). Já Crivella tem seu melhor desempenho entre os mais jovens (55%)

O Datafolha entrevistou 1.493 eleitores em 36 municípios. A pesquisa, encomendada por Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 69/2014.


Endereço da página: