Folha de S. Paulo


80% ouviram falar de denúncias na Petrobras, aponta Datafolha

Dois em cada três eleitores acreditam que as denúncias sobre corrupção na Petrobras sejam verdadeiras e 66% deles acham que a presidente Dilma Rousseff tem responsabilidade no caso, segundo pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta (15).

O levantamento mostra que 80% dos brasileiros tomaram conhecimento das denúncias de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal.

Para 68% as acusações devem ser divulgadas durante a campanha, enquanto apenas 19% entendem que isso só deveria ser feitos após o segundo turno.

A divulgação de parte do depoimento de Paulo Roberto à Justiça vem sendo questionada por Dilma e pelo PT, que alegam o risco de influência sobre os eleitores.

O instituto perguntou até que ponto as denúncias sobre a Petrobras poderiam interferir no voto dos entrevistados: 49% responderam que sim e 43%, que não.

Dos eleitores do tucano Aécio Neves, 41% disseram que vão levar o caso em conta na hora de votar no segundo turno Entre os de Dilma, a maioria, 53%, disseram que as acusações sobre propina na Petrobras não vai interferir.

CORRIDA ELEITORAL

A 11 dias do segundo turno, a disputa pela Presidência da República continua extremamente acirrada. O senador Aécio Neves (PSDB) tem 51% dos votos válidos, a presidente alcança 49%.

Em votos totais, Aécio tem 45%; Dilma, 43%. Na rodada anterior, cada um tinha um ponto percentual a mais. Os eleitores dispostos a votar nulo ou em branco oscilaram de 4% para 6%. Os indecisos continuam sendo 6%.

O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do estudo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01098/2014.


Endereço da página:

Links no texto: