Folha de S. Paulo


Aécio vai a Pernambuco e se reúne com viúva de Eduardo Campos

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, vai desembarcar no sábado (11) em Recife, para cumprir uma extensa agenda ao lado dos principais apoiadores do ex-governador Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco. Além de caminhadas e visitas ao interior, a programação inclui um almoço com Renata Campos, viúva do pessebista e principal representante de seu legado no Estado.

O ex-ministro Fernando Bezerra (PSB-PE), um dos principais aliados de Campos, disse que o partido convocará deputados eleitos, prefeitos e lideranças políticas para grande ato com Aécio na capital. O governador eleito, Paulo Câmara, também estará presente.

Bezerra, no entanto, disse não saber se o encontro com Renata resultaria em uma declaração formal de apoio da viúva ao tucano. Aécio e Renata se falaram por telefone após o resultado do primeiro turno. O presidenciável era amigo de Eduardo Campos, morto dia 13 de agosto em um acidente aéreo.

Apesar de adversários na corrida eleitoral, os dois não deixaram de manter uma relação pessoal próxima e amigável. A morte de Campos trouxe Marina Silva (PSB) à disputa. O PSB chegou a cogitar que a ex-senadora participasse do ato de apoio a Aécio, mas Marina recusou.

O tucano almoçará na casa de Renata Campos, acompanhado do vice de Marina, Beto Albuquerque (PSB-RS). O apoio –ainda não declarado– da viúva a Aécio é considerado fundamental para ajudá-lo a crescer em Pernambuco, onde ele teve menos de 10% dos votos no primeiro turno.

A entrada no Estado é estratégica para Aécio, que já se depara com declarações da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) de que é contra os programas sociais.

Para contrariar essa tese, os aliados de Campos levarão Aécio a uma cidade do interior onde Miguel Arraes, avô do ex-governador, lançou um projeto pioneiro, o Chapéu de Palha, de atendimento a trabalhadores rurais.


Endereço da página:

Links no texto: