Folha de S. Paulo


Luciana Genro recebe de SP um terço de seus votos nas eleições 2014

Quarta colocada no primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, a candidata do PSOL Luciana Genro teve votação expressiva –se comparada ao número total de votos que recebeu no país– no Estado de São Paulo, onde cerca de 554 mil eleitores votaram nela.

No total, Luciana Genro recebeu votos de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas no Brasil —ou 1,55% do total.

A gaúcha ficou atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que teve 41,6% dos votos, Aécio Neves (PSDB), com 33,5%, e Marina Silva (PSB), com 21,3%. A petista e o tucano se enfrentam no segundo turno, no dia 26 de outubro.

Dos 554 mil eleitores paulistas que votaram na candidata do PSOL, cerca de 207 mil são da capital, de onde vieram 3,33% dos votos válidos da candidata. A porcentagem é mais que o dobro do que ela teve no Brasil inteiro.

Em Porto Alegre, onde ela cresceu, a porcentagem aumenta para 6,52%, o equivalente a 52.282 votos.

Já em sua cidade natal, Santa Maria (RS), ela recebeu 3,06% dos votos válidos, o que corresponde a 4.610 votos.

Luciana disse que "ficou feliz" com os votos angariados e que os mais de 1,5 milhão de pessoas que votaram na legenda representam uma parcela da população que não se conforma com a situação atual do país. Segundo ela, o partido ainda vai decidir se apoia a presidente Dilma Rousseff no segundo turno.

Genro afirmou que as bandeiras defendidas por sua campanha, como os direitos civis da população LGBT e a taxação de grandes fortunas, continuam pendentes e que os candidatos que foram para o segundo turno não irão resolver os problemas do país.

Ao todo, a soma dos votos nulos e brancos para a presidência em todo o país supera em quase três vezes a soma dos votos de todos os candidatos nanicos (veja a distribuição).


Endereço da página:

Links no texto: