Folha de S. Paulo


Em Roraima, governador e mulher de Neudo Campos disputam 2º turno

Reprodução/Facebook/Chico Rodrigues/Divulgação/PP
Chico Rodrigues (PSB) deve enfrentar Suely Campos (PP) no 2º turno das eleições em Roraima
Chico Rodrigues (PSB) enfrenta Suely Campos (PP) no 2º turno das eleições em Roraima

A disputa ao governo de Roraima será decidida apenas no segundo turno, entre Suely Campos (PP) e Chico Rodrigues (PSB), atual governador.

Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado informou que a candidata do PP ficou em primeiro lugar, com 39% dos votos.

O candidato do PSB teve 35%. A senadora Ângela Portela (PT) ficou em terceiro lugar na disputa, com 17%.

Os votos da candidata do PP, apesar de estarem sendo computados, não apareciam na divulgação oficial no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O motivo foi a troca de candidatos em cima da hora, segundo o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima.

O registro da candidatura de Campos só foi deferido pela Justiça na quinta-feira (2), e não houve tempo hábil para inserir seus dados no sistema oficial.

A candidata substituiu o marido e ex-governador, Neudo Campos (PP), que renunciou no dia 12 de setembro, após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Chico Rodrigues, 63, só ganhou força na campanha após a desistência do ex-governador.

Mesmo mantendo o plano de governo do marido, Suely não obteve o mesmo desempenho.

Ela prometeu asfaltar todas as ruas de terra da capital do Estado, Boa Vista, criar escolas de tempo integral e construir 2.000 casas populares no Estado, entre outras coisas.

Já Rodrigues reuniu a maior coligação, com 19 partidos, e, consequentemente, alcançou o maior tempo de programa eleitoral na TV.

Entre as principais promessas dele estão a construção de uma nova penitenciária, o recapeamento de estradas vicinais e a ampliação da rede de abastecimento no Estado.

Chico Rodrigues é pernambucano, mas reside em Boa Vista, a capital de Roraima, desde o início dos anos 1980.

Ingressou na política como vereador e engatou cinco mandatos consecutivos como deputado federal. Em 2010, elegeu-se vice-governador e herdou o governo em abril deste ano, após a renúncia de Anchieta Júnior (PSDB).

Na última terça-feira (30/9), o gabinete de campanha da candidata do PT foi arrombado. Além de vários equipamentos e documentos roubados, todo o material de campanha foi revirado.

Ela disse que o crime tem motivação política e cobrou das autoridades policiais celeridade nas investigações.

SENADO

O Estado de Roraima elegeu como senador o candidato Telmário Mota (PDT). O contador de 56 anos obteve 96.888 votos, correspondente a 41,24% do total.


Endereço da página: