Folha de S. Paulo


Paulo Hartung é eleito pela terceira vez governador do ES

Paulo Hartung (PMDB), 57, foi eleito governador do Espírito Santo neste domingo (5), com 53% dos votos.

É a terceira vez que o político comandará o Estado, cargo que já ocupou por dois mandatos (2003-2010).

O candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), que se elegeu no primeiro turno em 2010 com 82% dos votos e apoio do próprio Hartung, ficou em segundo na corrida eleitoral, com 39% dos votos.

Em nota divulgada na internet, Casagrande reconheceu o resultado. "Os capixabas fizeram outra escolha e cabe a todos nós respeitá-la", afirmou.

Roberto Carlos (PT), 49, obteve 6%, e Camila Valadão (PSOL), 30, 1%.

Rose de Freitas, do PMDB, foi eleita para o Senado, com 46% dos votos.

No fim da campanha, Hartung e Casagrande esqueceram os elogios mútuos da eleição de 2010 e foram ao ataque.

CAMPANHA

Ex-deputado estadual e federal, ex-prefeito de Vitória e ex-senador, Hartung foi acusado no fim da campanha de omitir em sua declaração de bens como candidato um terreno de 2.112 m2 na região serrana do Espírito Santo.

Ele se defendeu dizendo que o terreno, também registrado no nome da mulher, foi declarado no Imposto de Renda dela. A mulher de Hartung, Cristina, também foi acusada por Casagrande de ter feito viagens pessoais com dinheiro público quando era primeira-dama.

O peemedebista se defendeu afirmando que as viagens foram feitas em missões oficiais ou envolviam projetos que a mulher coordenava. A ex-primeira-dama apresentou queixa-crime contra Casagrande no STJ (Superior Tribunal de Justiça) pelas acusações.

Embora tenha ressaltado em suas propagandas ter feito uma campanha "limpa e civilizada", por não ter aderido aos ataques, o peemedebista acusou Casagrande de participar de um "mensalão" no Estado, em referência a uma operação da Polícia Federal, em 2009, que apontou indício de ligação do governador a um esquema de lavagem de dinheiro.

Na reta final da campanha, os dois principais candidatos protagonizaram uma guerra de números. Hartung acusou o adversário de ter "encolhido" a economia do Estado.

No ano passado, o PIB do Espírito Santo diminuiu 1,1%, segundo um instituto ligado ao Estado. Casagrande rebateu usando dados do mesmo instituto, que mostram que a economia cresceu 1,8% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior e criticou a falta de apoio do governo federal.


Endereço da página:

Links no texto: