Folha de S. Paulo


Em Nova York, brasileiros enfrentam filas para votar

Os brasileiros que moram em Nova York e região enfrentam filas para votar neste domingo (5). Faltando menos de duas horas para o fim da votação (às 18h do horário de Brasília), as filas dobravam o quarteirão no local de votação, um centro de convenções na rua 46.

Segundo funcionários do consulado brasileiro em NY, o movimento aumentou à tarde, pois muitas pessoas deixaram para votar na última hora. Além disso, muitos eleitores que pediram a transferência do título para os EUA neste ano ainda precisaram pegar o documento, o que atrasou ainda mais a votação.

"A fila assusta, mas está andando rápido. Levei uns 10 minutos para entrar. Na última eleição [em 2010] estava pior", disse Adriana Costa, 48, que mora na cidade há 18 anos.

O colégio eleitoral de Nova York, que abriga ainda os Estados de Nova Jersey e Pensilvânia, é o segundo maior colégio eleitoral fora do Brasil, com 21.240 eleitores. Fica atrás de outra cidade norte-americana Miami, com 22.294.

Por conta das filas, a votação, que se encerraria às 17h (horário local) deve atrasar, de acordo com o consulado. As pessoas têm até este horário para entrar na fila, mas podem votar atrasadas.


Endereço da página: