Folha de S. Paulo


Alckmin mantém vantagem e deve liquidar eleição em 1º turno, diz Datafolha

A menos de 24 horas do dia da eleição, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mantém ampla vantagem sobre os seus adversários e deve liquidar neste domingo (5) no primeiro turno a disputa pelo governo paulista.

A última edição da pesquisa Datafolha, realizada entre sexta-feira (3) e sábado (4), mostra que, em relação a levantamento divulgado na quinta-feira (2), o tucano oscilou de 58% para 59% das intenções de votos válidos, sem computar brancos ou nulos.

Segundo colocado na disputa eleitoral, Paulo Skaf (PMDB) oscilou de 26% para 24%, enquanto Alexandre Padilha (PT) manteve 13%. Os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (PSOL) tiveram 1%.

Editoria de Arte/Folhapress

Os demais candidatos não pontuaram. A intenção de voto do governador supera a soma de todos os seus adversários, o que garante uma vitória em primeiro turno.

Se levados em conta dos votos totais, Alckmin passou de 50% para 51%, Skaf foi de 22% para 21% e Padilha manteve 11%.

O Datafolha, assim como em pesquisas anteriores, também avaliou os cenários de segundo turno.

Fabio Braga/Folhapress
Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição em SP, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT)
Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição em SP, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT)

Em uma disputa entre o PSDB e PMDB, em comparação ao levantamento anterior, o tucano oscilou de 64% para 67% e Skaf passou de 36% para 33% dos votos válidos.

No cenário de uma disputa entre PSDB e PT no segundo turno, Alckmin cresceu de 74% para 77% e Padilha caiu de 26% para 23% dos votos válidos.

A menos de um dia da eleição, 45% dos eleitores paulistas não sabe o número do candidato em que desejam votar.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Datafolha entrevistou 3.119 eleitores em 59 cidades; a pesquisa está registrada com a sigla SP-00064/2014.


Endereço da página:

Links no texto: