Folha de S. Paulo


Em Alagoas, Collor até dança em disputa contra Heloísa Helena

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB) tenta renovar seu mandato no Senado com o apoio do PT, PC do B e parte dos aliados de Biu de Lira (PP), rival do candidato de sua chapa ao governo de Alagoas, Renan Filho.

Sua principal adversária é Heloísa Helena (PSOL), que nas últimas semanas ganhou adesões de PSDB e PSB, e tem a simpatia do governador tucano Teotonio Vilela Filho.

Numa eleição marcada pelo pragmatismo, Collor e Heloísa Helena polarizam a disputa pelo voto alagoano. Com uma grande estrutura para a disputa, o ex-presidente gastou R$ 1,7 milhões nos dois primeiros meses de campanha.

Na última sexta (26), desembarcou de um helicóptero em Campo Alegre (a 97 km de Maceió), fez campanha ao lado de Arthur Lira, filho de Biu, e dançou ao som do jingle do candidato que enfrenta Renan Filho nas urnas.

Antes, aliados distribuíam de graça cerveja e uma bebida à base de vodca em uma barraca armada na praça. Os eleitores que declararam voto no ex-presidente o identificam como o candidato "que está com Dilma" e que "fez muito por Alagoas".

No mesmo dia, Heloísa Helena percorreu o sertão alagoana um Fiat Doblô alugado, que ela mesma dirige. Com uma equipe de cinco pessoas, a candidata do PSOL divulga sua candidatura em pequenos eventos.

Diz que não vê contradição no apoio que tem recebido de prefeitos e líderes do PSDB. "Ter apoio seria receber uma estrutura deles. Isso não acontece", afirma.

Heloísa reclama dos ataques de candidatos de partidos menores. Mas diz se preocupar mesmo é com Collor. "Aquele filhote de satanás é capaz de qualquer coisa". Temerosa, ela não costuma divulgar suas agendas de campanha, pois diz já ter sido "vítima de banditismo nas estradas".

A candidata afirma que não vai desistir de derrotar seu principal adversário: "o porco barrão colorido", diz a ex-senadora aos risos.

A Folha acompanhou eventos com Collor durante três dias, mas ele não quis falar com a reportagem.

Segundo pesquisa Ibope divulgada em 11 de setembro, Collor tem 41% das intenções de voto contra 24% de Heloísa. Candidato de Biu, Omar Coelho (DEM) tem 6%.


Endereço da página:

Links no texto: