Folha de S. Paulo


Aécio diz que vai avaliar projetos do Congresso sobre o fator previdenciário

Em visita a Niterói, região metropolitana do Rio, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves disse que pretende "substituir" o fator previdenciário por ser penoso aos aposentados e destacou que projetos apresentados no Congresso sobre o assunto podem ser desengavetados.

"Não vamos simplesmente acabar [com o fator previdenciário], mas vamos substituir o fator que pune os aposentados brasileiros ao longo do tempo por um fator que preserve a sua remuneração", afirmou na manhã desta terça-feira (23).

Durante entrevista ao "Bom Dia Brasil", da TV Globo, mais cedo, o tucano disse que não se comprometeu em extinguir o fator previdenciário.

A afirmação vai de encontro ao que foi dito na última sexta (19). Na ocasião, o candidato havia dito que iria discutir fórmula para acabar com o fator previdenciário, em encontro com centrais sindicais.

"Teremos discussão franca, olho no olho, com as centrais sindicais. Há esse reconhecimento de que o fator pune os aposentados. Teremos discussão com o Congresso para que ele [fator] possa ser substituído por uma medida que não puna os aposentados como o fator pune hoje", disse, em Niterói.

Sobre transporte coletivo, o tucano afirmou confiar que a recuperação da imagem externa do país perante os mercados internacionais atrairá investidores e impulsionará as parcerias público-privadas, priorizando metrô, metrô de superfície e VLT (veículos leves sobre trilhos).

"Daremos prioridade ao marco regulatório ferroviário inclusive para resgatar nas ferrovias a capacidade de transportar passageiros, num país com as dimensões do Brasil."

TRAVESSIA

Aécio atravessou a Baía de Guanabara em uma das barcas que fazem o transporte regular entre o Rio e Niterói. Como em outras agendas na capital, o presidenciável estava acompanhado do presidente do PMDB, Jorge Picciani, principal patrocinador do movimento "Aezão" (que prega o voto conjunto em Luiz Fernando Pezão para governador e em Aécio para presidente) e líderes do PSDB local.

No trajeto, de cerca de 15 minutos, Aécio ficou a maior parte do tempo sentado ao lado dos políticos e rodeado por cabos eleitorais. Falou com eleitores apenas na chegada da embarcação a Niterói.

No atracadouro da praça Ararigboia, algumas pessoas vairam o candidato. Os militantes do tucano abafaram as vais com gritos de "Brasil pra frente, Aécio presidente".

Na saída da praça, ele foi erguido nos ombros por alguns segundos por cabos eleitorais de candidatos a deputado que o apoiam e entrou em uma van rumo ao bairro de Icaraí. Lá, ele desceu na rua Coronel Moreira César, endereço de boutiques e lojas chiques de Niterói, onde tirou fotos com eleitores e pediu votos.

À tarde, Aécio participará de um bate-papo com eleitores via Facebook e deverá gravar para o programa eleitoral de TV.


Endereço da página:

Links no texto: