Folha de S. Paulo


Justiça multa Datafolha; instituto diz que entregou dados solicitados

A Justiça Eleitoral do Paraná multou nesta segunda (22) o Datafolha em R$ 10.641 por considerar que o instituto descumpriu decisão sobre acesso a dados de pesquisa sobre a disputa estadual.

A coligação do candidato ao governo Roberto Requião (PMDB) acionou o Datafolha com solicitação de informações sobre pesquisa divulgada no dia 11. No dia 15, o juiz auxiliar Guido José Döbeli determinou que o instituto enviasse as informações à coligação.

Para o diretor jurídico do Grupo Folha, Orlando Molina, a decisão foi "equivocada" e "precipitada", porque o Datafolha cumpriu a determinação um dia antes do fim do prazo, que acabava no dia 18.

"A decisão foi baseada apenas na alegação do partido, sem que o Datafolha tenha sido ouvido", disse Molina, segundo o qual o Datafolha enviou as informações por e-mail e colocou os dados à disposição.

O coordenador jurídico da campanha de Requião, Luiz Delazari, nega que a coligação tenha recebido as informações. "Não recebemos os dados e eles não estão à disposição."

A pesquisa em questão, sobre intenção de voto para o governo do Estado, apontou 44% das preferências para Beto Richa (PSDB), 28% para Requião e 10% para Gleisi Hoffmann (PT).

A margem de erro da pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números PR-00031/2014 e BR-00584/2014, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


Endereço da página: