Folha de S. Paulo


Ana Amélia amplia vantagem entre os jovens no RS, aponta Datafolha

A mais recente pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul aponta que o governador Tarso Genro (PT) terá que buscar votos entre os jovens e no eleitorado das pequenas cidades para reverter a vantagem de Ana Amélia Lemos (PP).

O levantamento, feito entre terça (16) e quarta-feira (17), mostrou a candidata do PP na liderança, com 37%, ante 27% do petista. José Ivo Sartori (PMDB) tem 13%.

Tarso se licenciou do governo nesta semana para percorrer mais cidades do interior. Em todas as pesquisas do instituto até agora, Ana Amélia apareceu à frente, com pelo menos oito pontos percentuais de vantagem.

Na disputa ao Senado, Lasier Martins (PDT) é o preferido de 28% dos entrevistados, enquanto Olívio Dutra (PT) tem 26% das intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o quadro da eleição para senador é considerado de empate técnico.

Abaixo, algumas curiosidades da pesquisa:

1) Voto jovem

De acordo com o Datafolha, Ana Amélia amplia sua liderança sobre Tarso no eleitorado entre 16 e 34 anos. A vantagem da candidata passa para 15 pontos percentuais levando em conta apenas os entrevistados com idades entre 25 a 34 anos.

É a primeira vez que o instituto aponta uma tendência diferente nesse segmento em relação ao eleitorado geral.

2) O Senado e a juventude

Os três principais candidatos ao Senado no Rio Grande do Sul têm idades acima de 72 anos. O peemedebista Pedro Simon, 84, busca seu quinto mandato na Casa.

Até agora, quem conseguiu atrair mais o voto dos eleitores mais jovens foi Olívio Dutra (PT), que está empatado tecnicamente com Lasier Martins (PDT) na pesquisa geral.

Os entrevistados entre 16 e 24 anos dão cinco pontos percentuais de vantagem ao petista. Mas, no segmento entre 25 e 34 anos, o pedetista está seis pontos à frente.

3) Pequenas cidades

Ana Amélia deve a liderança nas pesquisas ao voto do interior. Em municípios de até 50 mil habitantes, a candidata abre 16 pontos percentuais de vantagem sobre Tarso.

Uma explicação possível é a insatisfação desse eleitorado com a estrutura de transportes, como conservação de estradas e a falta de acessos municipais.
O item já foi um dos mais citados em pesquisa do Datafolha sobre a avaliação do governo Tarso.

4) Dobradinha de comunicadores

O Datafolha aponta que os eleitores de Ana Amélia preferem o voto em Lasier Martins para o Senado. No eleitorado da candidata do PP, 43% disseram que vão votar no pedetista.

Concorrendo por coligações distintas, os dois têm trajetórias parecidas. Eram comentaristas de política no grupo RBS, que retransmite a Globo no RS, e deixaram a rede para entrar na política. O vínculo com a empresa virou motivo de ataques dos petistas contra a mídia.

5) Favorito na capital

Ex-prefeito de Porto Alegre e símbolo do PT por iniciativas como o Orçamento Participativo, Olívio Dutra lidera a disputa entre eleitores da capital. O candidato iniciou em 1989 a sequência de 16 anos de gestões petistas na cidade.

Levando em conta apenas o município, ele tem ampla vantagem sobre Lasier –39% a 25%.

6) Maioria de indecisos

Fora do foco do eleitorado, mais interessado nas campanhas para presidente e governador, as campanhas para deputados estão com um vasto número de indecisos, segundo o Datafolha.

No Rio Grande do Sul, 77% disseram que não sabem em quem vão votar para deputado federal. Na eleição para a Assembleia, o índice de indecisos é de 73%.

  • A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números R$-00018/2014 e BR-00665/2014.
Fotomontagem
Os candidatos ao governo gaúcho Tarso Genro (PT) e Ana Amélia Lemos (PP)
Os candidatos ao governo gaúcho Tarso Genro (PT) e Ana Amélia Lemos (PP)

Endereço da página: