Folha de S. Paulo


Com Arruda fora, candidato de Marina dispara no DF, diz Ibope

Após a desistência do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que liderava a disputa para o governo do Distrito Federal, pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (18) mostra o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato da presidenciável Marina Silva (PSB), em primeiro lugar.

De acordo com o levantamento do Ibope, encomendado pela TV Globo, Rollemberg tem 28% das intenções de voto. No fim de agosto, ele estava empatado em segundo lugar com o governador Agnelo Queiroz (PT), ambos com 16%.

Agora, Agnelo subiu cinco pontos percentuais e foi para 21%.

O petista tem a maior rejeição entre os candidatos (45%) e o candidato do PSB, a menor (6%).

Barrado pela Lei da Ficha Limpa, Arruda decidiu sair da disputa e virou "cabo eleitoral" da chapa formada por Jofran Frejat (PR) e Flávia Arruda (PR), mulher do ex-governador, como vice.

A pesquisa divulgada é a primeira do Ibope com Frejat. Ele aparece com empatado com Agnelo, com os mesmos de 21%.

A última pesquisa com Arruda mostrava o ex-governador com 37% dos votos.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores em todo o Distrito Federal nos dias 16 e 17 de setembro –três dias depois do anúncio de Frejat como candidato. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com o novo cenário, o tucano Luiz Pitiman aparece com 5% dos votos, Toninho (PSOL) tem 3% e Perci Marrara (PCO) não pontuou.

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, Rodrigo Rollemberg vence em todos os cenários. Contra Agnelo, ele tem 53% e o petista, 24%. Contra Frejat, seria 45% contra 29%. Numa disputa entre Agnelo e Frejat, o atual governador também perderia. O candidato de Arruda tem 43% e Agnelo 29%.


Endereço da página: