Folha de S. Paulo


Ana Amélia mantém vantagem sobre Tarso no RS, aponta Datafolha

A pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, Ana Amélia Lemos (PP) segue à frente do atual governador Tarso Genro (PT) na disputa no Rio Grande do Sul. A senadora marcou 37%, contra 27% do candidato à reeleição.

Entre a pesquisa anterior, feita no início da semana passada, e a atual, realizada quarta (17) e quinta-feira (18), a diferença entre eles oscilou de nove para os atuais dez.

Num eventual segundo turno, também simulado pela pesquisa, Ana Amélia (48%) venceria Tarso (34%). Na semana passada, nesse mesmo cenário, a senadora marcou 49%, ante 36% do petista.

A margem de erro desse levantamento, feito em parceria com o grupo RBS, é três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Na intenção de voto para o primeiro turno, em terceiro lugar permanece José Ivo Sartori, do PMDB, que oscilou de 11% para 13%.

Já Vieira da Cunha (PDT) passou de 2% para 3%.

Editoria de Arte/Folhapress

Os demais candidatos não pontuaram nessa pesquisa.

Votos brancos e nulos somam 5%. Não souberam ou não opinaram 14%.

A CAMPANHA

Com a liderança de Ana Amélia consolidada e a possibilidade de definição já no primeiro turno, o PT subiu o tom contra a adversária.

O fato novo da campanha foi a revelação, na semana passada, de que Ana Amélia foi funcionária comissionada no gabinete do marido, que era senador nos anos 80.

À época, Ana Amélia trabalhava também como jornalista em Brasília. Tarso nesta semana dedicou ao assunto programas de TV –um eleitor apareceu até chamando a candidata de "fantasma".

Sobre esse caso, a senadora afirmou que "alguns partidos se especializaram em tentar destruir reputações" e que seu trabalho consistia em "pautas e clipagens" que não eram incompatíveis com o trabalho de jornalista.

Nesta semana, a campanha de Tarso também exibiu vídeos antigos de Ana Amélia defendendo a tucana Yeda Crusius, que governou o Estado de 2007 a 2010, foi ameaçada de impeachment e deixou o cargo com alta rejeição.

O PT criou ainda uma paródia do bordão "prepara", da funkeira Anitta, que diz "compara". A ideia é confrontar ações do governo atual com o de Yeda. A tucana é candidata à Câmara pela coligação encabeçada pelo PP.

Ana Amélia apoia o presidenciável Aécio Neves (PSDB), mas ele quase não é citado na campanha. O peemedebista Sartori tem o apoio de Marina Silva (PSB).

Segundo o Datafolha, a rejeição aos candidatos permaneceu estável, em relação à semana passada. Tarso lidera: 24% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum, ante 13% para a senadora Ana Amélia.

O Datafolha ouviu 1.300 eleitores em 50 municípios do Estado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números RS-00018/2014 e BR-00665/2014.

SENADO

Na corrida pela única vaga ao Senado, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) seguem em empate técnico.

Lasier, desta vez, aparece pela primeira vez numericamente à frente do ex-governador gaúcho. Ele tem 28%, ante 26% do petista.

Na semana passada, o ex-apresentador do grupo RBS que estreia na política nesta eleição, tinha 26%, um ponto atrás do petista.

Pedro Simon, 84, continua em terceiro lugar, com 14%. Ele está em seu terceiro mandato seguido no Senado e assumiu o lugar de Beto Albuquerque (PSB), que deixou a disputa para ser o vice de Marina na eleição presidencial.

Simone Leite (PP), com 5%, aparece em seguida. Marcaram 1% Ciro Machado (PMN) e Julio Flores (PSTU). Brancos e nulos somam 6%, e indecisos, 19%.


Endereço da página:

Links no texto: