Folha de S. Paulo


PSDB diz que Detecta está em 'fase inicial'

A campanha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou nota nesta terça-feira (16) na qual contestou reportagem publicada pela Folha segundo a qual a propaganda eleitoral do tucano tem exaltado iniciativa de combate ao crime que ainda não funciona de maneira adequada.

De acordo com a nota, a manchete sobre a tecnologia batizada de Detecta, um sistema de monitoramento por meio de alarmes e câmeras, "desinforma os eleitores e beneficia as candidaturas dos adversários" do tucano.

Editoria de Arte/Folhapress

"O Detecta está em fase inicial de implantação e o programa apresentado na televisão descreve exatamente este momento", afirma.

A reportagem mostrou que, embora a propaganda eleitoral diga que a "entrega oficial" do sistema ocorreu no mês passado, ele tem atualmente pouco efeito prático e não há ainda prazo para que todas as ferramentas sejam implantadas.

A propaganda, por exemplo, mostra um rapaz de capacete na entrada de um imóvel e a inscrição "atitude suspeita" –um exemplo do funcionamento do Detecta. Mas a tecnologia disponível em São Paulo ainda não é capaz de identificar cenas suspeitas porque a configuração do sistema ainda não foi feita.

A nota da campanha disse que "o programa eleitoral retrata fielmente o regime de implantação de um moderno sistema de prevenção e combate ao crime".

De acordo com ela, a reportagem utiliza "relatórios atrasados" com o objetivo de prejudicar o candidato tucano. "A matéria usa informações de registros criminais ultrapassados que nada têm a ver com a explicação sobre um moderno sistema de combate ao crime", diz a nota.

A reportagem aponta que, segundo documento da Secretaria de Segurança Pública, existem "graves falhas" no principal banco de dados que alimenta a base do Detecta. A reportagem mostra que, pelos registros do sistema em fevereiro de 2014, 24% dos crimes na avenida Paulista, por exemplo, ocorreram no inexistente número zero.

Nesta terça, o secretário Fernando Grella (Segurança Pública) não quis se pronunciar sobre o programa e disse que o governo fará uma apresentação nesta quarta para explicar como ele funciona.

Em campanha, os principais adversários do governador, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), ironizaram e criticaram o tucano pela propaganda. O peemedebista chamou a peça eleitoral de "propaganda enganosa".

Já o petista chamou Alckmin de "ilusionista", disse que ele vive "no mundo da Disneylândia" e que a propaganda é uma "vergonha".


Endereço da página: