Folha de S. Paulo


Olívio e Lasier seguem empatados na disputa ao Senado no RS, diz Datafolha

Os candidatos Olívio Dutra (PT) e Lasier Martins (PDT) permanecem tecnicamente empatados na disputa pelo Senado no Rio Grande do Sul, de acordo com pesquisa Datafolha feita em parceria com o grupo RBS.

Olívio tem 27% das intenções de voto, ante 26% do pedetista.

Na pesquisa anterior, feita na semana passada, os dois adversários tinham 29%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o quadro é considerado um empate técnico.

Em terceiro lugar, está o atual senador Pedro Simon (PMDB), com 16%. Simone Leite (PP) tem 3%. Júlio Flores (PSTU) e Ciro Machado (PMN) aparecem com 1% cada.

Brancos e nulos somam 5%. Não sabem ou não opinaram 20%. Foram ouvidos 1.258 eleitores entre segunda (8) e terça-feira (9).

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00584/2014.

A CAMPANHA

A entrada de Pedro Simon na disputa, há duas semanas, ainda não se mostrou suficiente para quebrar a polarização entre os candidatos de PT e PDT.

Simon, 84, está no terceiro mandato seguido no Senado e assumiu o lugar de Beto Albuquerque (PSB), que deixou a corrida ao Senado para ser o vice da presidenciável Marina Silva.

O peemedebista ainda está em um patamar de votos próximos ao que Albuquerque tinha –um mês atrás, o Datafolha apontou o então candidato do PSB com 12%.

Lasier, um ex-apresentador do grupo RBS que estreia na política nesta eleição, tem se mostrado no horário de TV como herdeiro do "trabalhismo", vertente política que ainda possui uma mística no Rio Grande do Sul, e até cita o presidente João Goulart (1961-64) na propaganda. Um neto de Jango é seu suplente.

Olívio, que governou o Estado de 1999 a 2002, tenta se mostrar como o "candidato da reforma política". A presidente Dilma Rousseff já gravou uma declaração de apoio a ele na TV.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: