Folha de S. Paulo


Alvaro Dias segue líder na corrida ao Senado no Paraná, mostra Datafolha

Com 57% das intenções de voto, o senador Alvaro Dias (PSDB) continua a liderar com ampla vantagem a disputa pela vaga para o Senado no Paraná, de acordo com pesquisa Datafolha desta quinta-feira (11), feita em parceria com a RPC TV (afiliada da TV Globo).

Candidato à reeleição e senador há dois mandatos consecutivos (ou seja, quase 16 anos), o tucano mantém o número do levantamento passado, de quatro semanas atrás.

Lula Marques/Folhapress
Alvaro Dias (PSDB-PR), candidato à reeleição e senador há dois mandatos consecutivos
Alvaro Dias (PSDB-PR), candidato à reeleição e senador há dois mandatos consecutivos

São 52 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Ricardo Gomyde (PC do B), que tem 5%. Ele é está tecnicamente empatado com Marcelo Almeida (PMDB), 4%, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os indecisos ainda somam 23% dos eleitores, segundo a pesquisa. Curiosamente, o índice é maior do que um mês atrás, quando o percentual era de 19%. Brancos ou nulos correspondem a 9%.

O Datafolha ouviu 1.201 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro, em 46 municípios do Paraná. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00584/2014.

CORRIDA

Tanto Gomyde quanto Almeida oscilaram um ponto para cima desde a última pesquisa. Eles ampliaram a diferença em relação aos demais candidatos, que agora registram apenas 1%.

Estão nessa lista Professor Piva (PSOL), Mauri Viana (PRP), Adilson Senador da Família (PRTB). Os candidatos Luiz Barbara (PTC) e Castagna (PSTU) não alcançaram 1%.

Reconhecido como um dos principais líderes da oposição ao governo do PT, Alvaro Dias tem eleitorado cativo no Paraná. Foi governador entre 1987 e 1992 e tem se destacado como um "porta-voz" do PSDB.

Neste ano, Alvaro se reaproximou do governador Beto Richa (PSDB), de quem era crítico. Hoje, faz campanha ao lado dele, que é candidato à reeleição e também lidera as intenções de voto.

Gomyde é o candidato da ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT). Foi diretor do Ministério dos Esportes e já exerceu um mandato como deputado federal (1995-1999).

Marcelo Almeida, herdeiro da empreiteira CR Almeida (uma das maiores do país, dona de concessões de pedágio e responsável por grandes obras de engenharia), está na coligação de Roberto Requião (PMDB).

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: