Folha de S. Paulo


Serra e Suplicy oscilam e empate pelo Senado persiste em SP, diz Datafolha

O ex-governador José Serra (PSDB) e o senador Eduardo Suplicy (PT), empatados nas pesquisas pela vaga paulista em disputa no Senado, oscilaram um ponto para baixo cada, revela pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11) encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo.

O tucano variou de 35% para 34%; o petista, de 32% para 31% –com a margem de erro de dois pontos percentuais, continuam tecnicamente igualados na liderança.

Eles aparecem equiparados desde a segunda rodada do Datafolha. De lá para cá, a distância entre Serra e Suplicy manteve-se no patamar de três pontos percentuais: 33% a 30% (12 e 13 de agosto), 35% a 32% (2 e 3 de setembro) e, agora, 34% a 31%, sempre respectivamente.

Na primeira pesquisa, feita nos dias 15 e 16 de julho, Serra aparecia à frente de Suplicy –34% a 29%, nesta ordem.

Apesar de senadores terem mandatos de oito anos, há disputa para a Casa a cada quatro anos; em 2014, apenas uma das três cadeiras de cada Estado está em jogo. Desse modo, a eleição é majoritária, mas não há segundo turno –o candidato que ficar à frente na primeira rodada, mesmo que não tenha 50% mais um dos votos, será eleito.

Terceiro colocado, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) oscilou positivamente na pesquisa divulgada nesta quarta, de 8% para 9%.

Brancos e nulos foram 9%; eleitores que não souberam responder ou não opinaram são 10%.

As candidatas Ana Luiza (PSTU) e Marlene Campos Machado (PTB) marcaram 2% cada; Fernando Lucas (PRP) e Kaká Werá (PV) somaram 1%. Os outros postulantes não pontuaram.

O Datafolha entrevistou 2.046 eleitores em 56 municípios paulistas, entre os dias 8 e 9 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% –se fossem realizadas cem pesquisas idênticas, 95 estariam dentro da margem de erro prevista, de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a sigla SP-00029/2014.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: