Folha de S. Paulo


Pezão empata com Garotinho após propaganda na TV, diz Datafolha

Duas semanas após o início da propaganda na TV e no rádio, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, aumentou suas intenções de voto e já está em empate técnico com o deputado Anthony Garotinho (PR), mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4).

O candidato do PR segue numericamente na frente com 28% da preferência do eleitorado, com uma oscilação positiva de três pontos percentuais. Mas o peemedebista subiu sete em relação à última pesquisa, divulgada uma semana antes da campanha na TV, e alcançou os 23%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, o que caracteriza o empate técnico entre os dois.

Pezão também está tecnicamente empatado com o senador Marcelo Crivella (PRB), que manteve 18% das intenções de votos. O senador Lindbergh Farias (PT) permanece em quarto lugar, com 11% –oscilação negativa de um ponto percentual.

Editoria de Arte/Folhapress

O Datafolha entrevistou 1.308 eleitores entre terça (2) e quarta-feira (3) em 31 municípios do Estado. A pesquisa, encomendada pela Folha em parceira com a TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-28/2014.

De acordo com os dados, houve aumento de quatro pontos percentuais na rejeição a Garotinho, que atingiu 44% nesta pesquisa. O percentual de eleitores que declararam que não votariam em Pezão de jeito nenhum oscilou de 20% para 17%. A rejeição a Lindbergh é de 20% e de Crivella, 14%.

Segundo os números do Datafolha, o candidato do PR perderia a eleição no segundo turno para os dois prováveis adversários, considerando o atual cenário.

Pezão venceria com 45% contra 36% de Garotinho. Já Crivella tem 45% das intenções de votos numa eventual disputa direta com o deputado, que teria 33%.

A pesquisa foi feita duas semanas após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, iniciada em 19 de agosto. O peemedebista tem o maior tempo, de nove minutos por bloco.

Lindbergh, com o segundo maior tempo de TV (4min30s), não conseguiu subir nessas primeiras semanas de pesquisas. Garotinho tem dois minutos e meio de propaganda e Crivella, um minuto.

ELEITORADO

De acordo com os dados do Datafolha, Pezão cresceu em toda as faixas etárias, de renda e de escolaridade. As subidas mais intensas ocorreram entre os entrevistados com ensino superior (de 21% para 34%) e os jovens entre 16 e 24 anos (de 9% para 20%).

Garotinho teve suas melhores evoluções no eleitorado acima de 60 anos (de 25% para 30%) e com baixa escolaridade (de 33% para 39%).

O eleitorado dos dois candidatos se apresentam como opostos. Enquanto o peemedebista apresenta preferência entre o eleitorado mais rico e com mais alta escolaridade, o candidato do PR tem seus melhores resultados entre os mais pobres e com baixa instrução.

Crivella e Lindbergh tem resultados semelhantes nas diferentes faixas etárias, de renda e de escolaridade.

De acordo com os dados, Garotinho tem a maior rejeição no eleitorado mais instruído e mais rico. Entre os entrevistados com renda familiar superior a dez salários mínimos ou com ensino superior, a taxa chega a 66% em ambos os casos.


Endereço da página: