Folha de S. Paulo


Alckmin mistura agenda de candidato com a de governador

Na disputa pela reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem casado compromissos públicos com os de candidato.

Nas "agendas mistas", o tucano costuma fazer promessas para um novo mandato depois de vistoriar obras. O tucano cumpre os compromissos vinculados a seu cargo próximo ao horário do almoço e as promessas, relacionadas ao tema da agenda pública, são feitas em entrevistas coletivas.

No início da disputa estadual, a conversa com a imprensa costumava ser acompanhada pela assessoria da campanha eleitoral, enquanto as vistorias e visitas tinham o suporte de funcionários do Bandeirantes. Nesta semana, no entanto, em pelo menos dois eventos, a assessoria do governo estadual participou de toda agenda pública.

A legislação eleitoral não restringe a presença de candidatos em compromissos relacionados à campanha no horário de expediente.

A lei veda, contudo, o uso de servidores públicos para eventos de campanha eleitoral durante o horário de expediente e o uso de materiais ou serviços custeados pela máquina pública.

"Eu vim aqui porque é um evento de governo, mas também dou uma mensagem sobre o futuro", disse o tucano no início deste mês, ao ser questionado sobre as "agendas mistas".

Os compromissos oficiais são também acompanhados por uma equipe de filmagem da campanha eleitoral, que utiliza as imagens para a propaganda televisiva.

Na segunda-feira (25), por exemplo, o tucano levou ao ar trechos de evento de 12 de agosto no qual assinou o decreto que regulamenta o Detecta, sistema de monitoramento por meio de alarmes e câmeras. A iniciativa é uma das vitrines do tucano na área de segurança pública.


Endereço da página: