Folha de S. Paulo


Alckmin irrita campanha de Aécio ao exibir vice de Marina

A exibição de um depoimento do vice de Marina Silva (PSB) na propaganda eleitoral do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desagradou a aliados do candidato dos tucanos ao Planalto, Aécio Neves.

Nome do PSDB no maior colégio eleitoral do país, Alckmin levou ao ar uma peça em que o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) cita Marina e o ex-governador Eduardo Campos, morto há duas semanas. Ele diz que Campos via no paulista "o exemplo de homem público que todos desejamos".

Embora já tenha gravado para a propaganda de Alckmin, Aécio nunca apareceu no horário do governador.

Reprodução
Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina Silva, no horário de Geraldo Alckmin
Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina Silva, no horário de Geraldo Alckmin

"Eu sou Beto Albuquerque, candidato a vice-presidente de Marina Silva. O sonho de mudar o Brasil, defendido por Eduardo Campos, está mais vivo do que nunca", diz o deputado ao se apresentar. "Eduardo Campos via em Geraldo o exemplo de homem público que todos desejamos. Geraldo é sério", conclui.

Quando Campos se aliou a Alckmin, Marina se opôs. Ela defendia candidatura própria e disse que não subiria no palanque do tucano.

Aécio não foi avisado que o vice da pessebista estaria na propaganda. Ao ser questionado sobre o assunto nesta quinta-feira (28), em agenda ao lado de Alckmin, disse que não ter visto a peça.

O governador, por sua vez, justificou: "Ele [Beto] pediu voto para mim, não para a Marina". Alckmin tem como vice o chefe do comitê financeiro da campanha pessebista, Márcio França (PSB).

"Fui convidado pelo PSB a participar e seria estranho se não o fizesse. Não posso me recusar a estar em uma campanha da qual o meu partido faz parte", disse Albuquerque. "Soube das críticas, mas Beto é PSB e o PSB está com Geraldo", afirmou França.

No PSDB, os que criticaram a iniciativa avaliam que, embora Albuquerque seja pouco conhecido, a declaração tem peso político. O filme foi ao ar um dia após pesquisas mostrarem Marina à frente de Aécio, no segundo lugar da corrida presidencial.

Aliados de Alckmin dizem ser natural o partido que está na vice ajudar a campanha. Ponderam que, embora Aécio não tenha aparecido na propaganda do governador, ele tem tido espaço nas de deputado e senador. E ressaltam que o próprio presidenciável reconhece o empenho do paulista nas agendas.

Mas o entrosamento precoce entre as candidaturas de Alckmin e Marina acendeu sinal amarelo quanto à possibilidade de que, com o desempenho mais forte da pessebista no Estado, Aécio perca apoio da máquina tucana.


Endereço da página:

Links no texto: