Folha de S. Paulo


PT-RJ recebe 30 toneladas de material de Dilma para combater Marina

A coordenação da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff enviou ao Rio cerca de 30 toneladas de material da petista. O objetivo é conter o avanço de Marina Silva (PSB) no Estado onde ela teve o seu segundo melhor resultado em 2010.

Os adesivos, placas, folders e santinhos serão distribuídos principalmente na região metropolitana do Estado. Na capital serão instaladas mesas com material de campanha em 15 pontos de grande circulação de pessoas.

A inauguração do comitê regional de campanha foi recheada de discursos que centraram fogo contra Marina. Ela foi classificada como a "saída da direita" e "incensada pela mídia".

"Ela [Marina] não resiste ao debate político feito com a presidente Dilma e o PT. Em 2010, Dilma teve 43% dos votos aqui no Rio. O desafio é desse patamar para cima", disse o vice-prefeito do Rio, Adilson Pires, coordenador regional da campanha presidencial, em discurso à militância. Marina obteve 31,5% dos votos no Estado, superando o então candidato José Serra (PSDB). O desempenho dela só foi melhor, em 2010, no Distrito Federal, onde obteve 41,9% dos votos.

O material não inclui nenhum dos quatro candidatos a governador da base da presidente, entre eles o da própria sigla, Lindbergh Farias (PT). Esses panfletos estão previstos para chegar ao longo de setembro.

A coordenação está produzindo também folhetos personalizados para cada um dos municípios fluminenses com mais de 70 mil habitantes para apontar as obras federais na cidade. Os municípios menores terão informações regionais.

"Muitas vezes fica a ideia de que a obra foi feita pelo governador e pelo prefeito. Vamos mostrar o que tem de verba federal", disse Pires. O comitê tem uma coordenação de relação com os prefeitos do Estado, para ampliar a comunicação dessas obras.

A falta de material de Dilma era uma das principais queixas de petistas envolvidos na campanha. O senador Aécio Neves (PSDB) só foi citado em discursos para mencionar seu farto material pelo estado.

"Estavam me dando medo adesivo do Aécio em todos os lados", disse Bob Calazans, presidente do diretório municipal.

Após fazer agenda de campanha ao lado do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do deputado Anthony Garotinho (PR), o próximo compromisso de Dilma será ao lado do senador Marcelo Crivella (PRB).

Os dois irão a São Gonçalo, onde o candidato tem um eleitorado forte. Está sendo programado um comício com Lindbergh Farias (PT) na Central do Brasil na reta final da campanha. Ela terá ainda outro ato sozinha no Rio.


Endereço da página: