Folha de S. Paulo


Candidato do PT lidera disputa em Minas, aponta Ibope

O ex-ministro Fernando Pimentel (PT) abriu vantagem e agora lidera, com 14 pontos de vantagem para o rival mais próximo, a disputa pelo governo de Minas Gerais, de acordo com pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (26).

O petista tem 37% das intenções de voto, contra 23% do também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB), seu principal oponente nas eleições deste ano. Em terceiro lugar, aparece o candidato do PSB, o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, com 3%.

Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB) registraram 1% cada um.

Os eleitores que declararam votar branco ou nulo somaram 11%. Outros 22% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa Ibope ouviu 1.806 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais sob o número MG-00069/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta foi a segunda pesquisa realizada pelo instituto no Estado nas eleições deste ano. No levantamento anterior, realizado de 26 a 28 de julho, os candidatos do PT e do PSDB estavam tecnicamente empatados, com 25% e 21% das intenções de voto. Tarcísio Delgado, do PSB, aparecia com os mesmos 3%.

Em outra pesquisa, realizada pelo Datafolha entre os dias 12 e 14 deste mês, o petista já aparecia à frente na disputa, com vantagem de 13 pontos percentuais.

Nela, Fernando Pimentel registrou 29% das intenções de voto, contra 16% do tucano Pimenta da Veiga. Em terceiro lugar, com 4%, ficou o candidato do PSB, Tarcísio Delgado. A margem de erro dessa pesquisa é de três pontos percentuais.

SEGUNDO TURNO

O levantamento do Ibope testou a hipótese de segundo turno entre os candidatos que lideram a disputa.

Nessa simulação, Fernando Pimentel (PT) aparece com 42% das intenções de voto, contra 26% de Pimenta da Veiga (PSDB). Brancos e nulos somam 11%, e indecisos são 21%.

REJEIÇÃO

A pesquisa Ibope também apurou o índice de rejeição dos candidatos. No levantamento, 14% dos entrevistados disseram que não votariam em Pimenta da Veiga (PSDB), e 11% não votariam em Fernando Pimentel (PT).

Fidélis (PSOL) registrou índice de rejeição de 9%, e Tarcísio Delgado (PSB), de 8%. Cleide Donária (PCO) e Professor Túlio Lopes (PCB) têm 7% de rejeição cada, e Eduardo Ferreira, 6%.

De acordo com o levantamento, 28% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato, e 36% não responderam.


Endereço da página:

Links no texto: