Folha de S. Paulo


Pedro Simon será candidato ao Senado no lugar de vice de Marina

O senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) desistiu da aposentadoria e vai concorrer novamente ao Senado no lugar do candidato Beto Albuquerque (PSB), que saiu da disputa para ser o vice na chapa da presidenciável Marina Silva. A decisão foi tomada no domingo (24).

Simon, 84, está desde 1991 no Senado e havia negado qualquer possibilidade de voltar a concorrer. O senador tinha alegado até motivos de saúde para não fazer campanha novamente. A pressão do PMDB gaúcho, no entanto, acabou pesando, assim como a proximidade dele com Marina.

No Rio Grande do Sul, o PMDB está coligado com o PSB e há alas que rejeitam apoiar a presidenciável. Sem um nome forte, o PSB gaúcho abriu mão de indicar o substituto de Albuquerque.

A entrada do veterano peemedebista embaralha a disputa ao cargo a apenas 40 dias da eleição. Na mais recente pesquisa do Datafolha, feita há duas semanas, a corrida ao Senado no Rio Grande do Sul tinha empate técnico na liderança entre Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT). Albuquerque aparecia em um distante terceiro lugar.

Desde a semana passada, o espaço de Albuquerque no horário eleitoral vinha sendo ocupado com mensagens dele explicando a decisão de sair da disputa no Estado.

2013 - Pedro Ladeira/Folhapress
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) desistiu da aposentadoria e concorrerá a vaga no Senado
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) desistiu da aposentadoria e concorrerá a vaga no Senado

Endereço da página:

Links no texto: