Folha de S. Paulo


PSDB tenta descolar petista de Aécio em MG

Em segundo lugar na disputa pelo governo de Minas Gerais, o PSDB trabalha para reverter a "confusão" que diz existir no eleitorado mineiro: a associação do petista Fernando Pimentel (PT), líder nas pesquisas, ao presidenciável tucano Aécio Neves.

A coordenação da campanha do PSDB afirma que cerca de 25% dos eleitores não associam o candidato tucano Pimenta da Veiga a Aécio.

A vantagem do petista é 13 pontos percentuais, segundo pesquisa o Datafolha.

Coordenador da campanha tucana, Narcio Rodrigues disse que o percentual dos "confusos" já chegou a 32% em pesquisas internas da sigla.

O PT também captou a tendência em sondagens, mas em índice muito inferior ao apurado pelo PSDB, segundo coordenadores petistas.

Para o PSDB, o embaraço entre Pimenta e Pimentel na cabeça do eleitor se dá menos pela semelhança dos nomes e mais pelo passado recente da política mineira, quando Aécio e Pimentel se aliaram na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2008.

Naquela eleição, PT e PSDB se uniram para eleger o prefeito Marcio Lacerda (PSB). Para Rodrigues, a exposição excessiva de Aécio e Pimentel juntos na época ainda está presente para o eleitor.

"O Pimentel continuou no inconsciente das pessoas como alguém próximo ao Aécio. O eleitor ainda não acordou e está desinteressado."

Para tornar Pimenta conhecido, o PSDB decidiu associá-lo a Aécio desde o primeiro instante. Os dois aparecem juntos em todas as peças de campanha. O partido aposta nessa estratégia para trazer votos dos "confusos".

Pelo lado do PT, Pimentel critica os 12 anos da gestão tucana no Estado, mas não atacará Aécio, dizem coordenadores da campanha.


Endereço da página: