Folha de S. Paulo


Ministro do STF autoriza investigação contra Paulinho da Força

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes acatou pedido do Ministério Público e autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), candidato à reeleição.

No pedido de investigação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que há investigações preliminares da Polícia Federal apresentam indícios de que existiu um esquema de vendas de cartas sindicais –documentos que viabilizam o registro de sindicatos– no âmbito do Ministério do Trabalho.

De acordo com uma testemunha do processo, em 2007 um assessor de Paulinho teria solicitado dinheiro para a regularização de registro de um sindicato.

Como Paulinho é parlamentar e possui foro privilegiado, ele não chegou a ser investigado na primeira etapa e seu caso foi enviado ao STF. De acordo com Janot, caso se confirme a participação de Paulinho no esquema ele deve ser denunciado pelo crime de corrupção passiva.

Em decisão assinada na quarta-feira (20), Gilmar Mendes acatou o pedido de Janot e autorizou o início das investigações.

A Folha tentou contato com o gabinete de Paulinho mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.


Endereço da página: