Folha de S. Paulo


Por 3 a 2, Justiça Eleitoral libera uso da imagem de Campos por adversários

Em uma votação apertada, a Justiça Eleitoral de Pernambuco liberou na tarde desta quinta-feira (21) a utilização da imagem do ex-governador Eduardo Campos nas propagandas das coligações adversárias à do PSB.

Por três votos a dois, os desembargadores do TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) entenderam que o uso da imagem de Campos nas primeiras peças apresentadas na TV na tarde de quarta-feira (20) foram apenas "homenagens" sem conotação eleitoral.

Por causa de um mandado de segurança favorável à viúva de Campos, Renata Campos, e aos cinco filhos do casal, a propaganda do senador Armando Monteiro Neto (PTB), candidato ao governo de Pernambuco, foi ao ar à noite sem a inserção de imagens do ex-governador utilizadas no programa de horas antes.

"O TRE defendeu os pilares do regime democrático e achou por bem corrigir aquele equívoco que houve. Aboliu-se definitivamente a censura prévia", afirmou o advogado da campanha de Monteiro, Walber Agra.

O advogado da família de Campos, José Henrique Wanderley Filho, ainda vai consultar a viúva para saber se há interesse de recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Espero que, como homenagem que foi, a coligação não repita o uso da imagem [do ex-governador]", disse Wanderley Filho.


Endereço da página:

Links no texto: