Folha de S. Paulo


Alckmin promete que falhas em sistema de transporte serão resolvidas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu nesta quarta-feira (20) que o atraso na implantação do chamado CBTC (Sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, em português) pelo Metrô de São Paulo "vai ser resolvido".

O candidato à reeleição, no entanto, não explicou quais medidas serão adotadas para acabar com os problemas técnicos do sistema, que tem como objetivo reduzir a superlotação do transporte sobre trilhos com um menor intervalos entre trens.

O CBTC foi contratado em 2008 por R$ 726 milhões, mas, por causa de falhas e atrasos, o Metrô aplicou multas de R$ 77 milhões à empresa e suspendeu os pagamentos no ano passado.

O problema mais comum do CBTC era de que os trens sumiam no sistema de controle e monitoramento. Eles viravam "trens fantasmas", o que aumentava os riscos de acidentes.

Em entrevista ao SPTV, da Rede Globo, o governador lembrou que multou a Alstom e garantiu que a questão será solucionada.

"Esse caso específico é uma questão técnica. O metrô cortou o recurso e multou a empresa", disse. "(O sistema) funciona, mas teve problema técnico. Ela foi multada, o governo paralisou o pagamento e ela está providenciando. Isso vai ser resolvido", disse.

A Alstom ganhou a licitação, apesar de não ser especialista nesse tipo de sistema. O Metrô de Santiago do Chile também enfrenta problemas com o CBTC da multinacional francesa.

Mesmo com as falhas, o Metrô decidiu não suspender o contrato com a Alstom, mas ainda não tem expectativa de quando o sistema entrará em operação.


Endereço da página: