Folha de S. Paulo


Luizianne fica fora de programa eleitoral e aponta 'censura' de Cid

A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) atribuiu ao governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), a sua exclusão no horário eleitoral do partido na última terça-feira (19). Luizianne, que concorre ao mandato de deputada federal, não apareceu no programa dos candidatos do PT na televisão.

Segundo ela, estava acordado que cada um dos "puxadores de voto" do partido teriam 22 segundos de inserção na TV. Os deputados federais José Airton e José Guimarães –que, segundo a ex-prefeita, também integram o grupo– tiveram as aparições. Já o programa da ex-prefeita não foi veiculado.

"A informação que me passaram, e que eu acredito plenamente, é que fui censurada pelo governador Cid Gomes. A oligarquia dos Gomes quer mandar até no tempo de televisão do PT e vetou minha participação", disse Luizianne em entrevista à Folha.

Cid informou, via assessoria, que "não tem qualquer participação" no programa de Luizianne Lins e que não participa da organização da campanha dos candidatos.

A reportagem não conseguiu contato nesta terça (20) com o presidente estadual do PT do Ceará, Francisco de Assis Diniz, para informações sobre o episódio.

A ex-prefeita é um desafeto público do atual governador Cid e do seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (Pros). Embora os três façam parte da mesma coligação –os irmãos Gomes apoiam o candidato ao governo Camilo Santana (PT)–, Luizianne tem feito restrições à chapa.

"A escolha foi feita sem respeitar o partido. As cores do Camilo são amarelas iguais as do Pros e não vermelhas como é tradicional no PT. E a direção da campanha tem sido do governador Cid Gomes", diz Luizianne.

Inicialmente a candidata havia vetado até a veiculação de sua imagem com Santana. Mas desistiu da ideia após ser convencida pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão.

"Eles estão dizendo que vetaram meu programa por problemas técnicos, mas eu coloquei na minha fan page para provar que não há nenhuma razão para isso. Já falei com o Rui [Falcão] e estou tentando falar com o Lula. Está claro que os irmãos Gomes estão perseguindo minha candidatura", diz Luizianne.

A candidata disse que, caso seu programa não seja exibido na próxima quinta-feira (21), vai acionar a Justiça Eleitoral para colocá-lo no ar. A ex-prefeita também promete um ato político na porta do comitê de campanha de Camilo Santana caso continue sem aparecer no programa eleitoral do partido.


Endereço da página: