Folha de S. Paulo


Eleitores de PE consideram que Lula beneficiou mais os pobres, aponta Datafolha

Eleitores de Pernambuco consideram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o político que mais beneficiou a população pobre do Estado, em comparação à presidente Dilma Rousseff e ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo na última quarta-feira (13).

Questionados sobre o assunto e confrontados com as três opções (Lula, Campos e Dilma), 82% dos entrevistados citaram o ex-presidente, 11% mencionaram Campos, e 7%, Dilma.

Campos, que era candidato à Presidência da República, governou Pernambuco de 2007 a 2014 e deixou a gestão com altos índices de aprovação. Como presidente nacional do PSB, conduziu o partido à oposição no final de 2013 e articulou sua candidatura à Presidência da República. Morreu em acidente quando se dirigia a uma atividade de campanha em Santos (SP).

Lula, natural de Garanhuns (PE), teve 78% dos votos válidos em Pernambuco em sua campanha à reeleição, em 2006. Dilma teve 75,6% dos votos no Estado no segundo turno da eleição de 2010.

PADRINHOS

O Datafolha também perguntou aos eleitores de Pernambuco sobre o apoio de Lula, Dilma e Campos aos candidatos ao governo do Estado. A maioria não soube responder: 57% disseram desconhecer o candidato de Campos, 64% o de Lula e 65%, o nome de Dilma.

O PT, de Lula e Dilma, apoia em Pernambuco a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB). Campos apoiava seu ex-secretário Paulo Câmara (PSB). Apenas 28% dos entrevistados disseram saber que Campos apoiava Câmara, percentual semelhante aos que disseram saber que Lula (28%) e Dilma (27%) apoiam Monteiro.


Endereço da página: