Folha de S. Paulo


Audiência que permitirá a saída de Genoino da prisão só será na terça

A assessoria do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) informou nesta sexta-feira (8) que a audiência do ex-presidente do PT José Genoino com um juiz – tramite necessário para que ele migre do regime semiaberto para o aberto – deverá acontecer na próxima terça-feira (12).

Com isso, Genoino, que na quinta (7) obteve autorização do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso para cumprir o resto de sua pena em casa, irá passar o fim de semana na prisão.

Na audiência o juiz irá informar Genoino sobre o funcionamento do regime aberto, o que ele poderá ou não fazer e quando terá de se apresentar à Justiça.

Logo após a audiência ele será liberado para ir para casa e iniciar o cumprimento de sua pena de 4 anos e 8 meses de prisão no novo regime.

DEFESA QUERIA SAÍDA NESTA SEXTA

A defesa do ex-presidente do PT José Genoino enviou um pedido à Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Distrito Federal para tentar garantir que seu cliente deixe o presídio da Papuda ainda nesta sexta-feira (8).

O pedido, apresentado pelo advogado Cláudio Alencar, foi protocolado logo após a defesa ter sido informada que a audiência de Genoino com um juiz, passo necessário para a concessão do regime aberto, foi marcada para a próxima terça-feira (12).

No documento, a defesa alega que Genoino é portador de cardiopatia e idoso, por isso, deve ter prioridade na audiência que permitirá que ele deixe o presídio e cumpra, em casa, o restante de sua pena.

A Vara de Execuções se manifestou ainda nesta sexta sobre o pedido da defesa de Genoino.

Após análise da representação dos advogados de Genoino, o juiz indeferiu o pedido no início da noite desta sexta-feira. Com isso, fica mantida a audiência do ex-deputado na próxima terça para tratar do funcionamento do regime aberto.


Endereço da página:

Links no texto: