Folha de S. Paulo


Geraldo Alckmin lidera isolado a disputa pelo governo de São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) pelo telejornal regional SP TV, da TV Globo, mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lidera isolado a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes com 50% das intenções de voto.

A taxa é suficiente para a reeleição do tucano ainda no primeiro turno. Com folga. Somados, todos os outros candidatos a governador têm 21%, menos da metade do patamar de Alckmin.

Na segunda posição da corrida estadual, com 11%, está o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf (PMDB). O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) aparece com 5%.

editoria de arte/folhapress

Considerando o limite máximo da margem de erro desta rodada do Ibope, três pontos percentuais para mais ou para menos, trata-se de uma situação de empate técnico entre Skaf e Padilha, algo a ser comemorado pela campanha do petista.

Padilha, porém, também está tecnicamente empatado com outros cinco concorrentes de partidos menores que conseguiram marcar 1% cada no levantamento.

Votos nulos e em branco são 15%. E 14% declararam não saber em quem votar.

Por encomenda da TV Globo e do jornal "O Estado de S. Paulo", o Ibope ouviu 1.512 eleitores em 78 municípios paulistas entre os dias 26 e 28 de julho. A taxa de confiança do levantamento é de 95%. Significa que em 100 pesquisas feitas na mesma data com a mesma metodologia, os resultados encontrados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões.

O Ibope também pesquisou as taxas de rejeição dos candidatos a governador.

Padilha lidera esse ranking com 19%. Alckmin vem logo atrás, tecnicamente empatado com o petista, com 18%. Há 13% do eleitorado que afirma não votar em Skaf de jeito nenhum.

Os dados do Ibope mostram que o governo Alckmin é aprovado por 40% dos paulistas (6% o classificam como "ótimo", 34% como "bom").

A reprovação à administração tucana é de 19% (8% a avaliam como "ruim", 11% como "péssima"). Outros 38% julga a gestão estadual como "regular".

O instituto também investigou as intenções de voto do eleitores paulistas para a eleição de senador. Os dados foram divulgados pela GloboNews.

O tucano José Serra lidera com 30%. Candidato à reeleição, o petista Eduardo Suplicy tem 23%. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) alcança 5%.


Endereço da página: