Folha de S. Paulo


Rui Falcão diz que Lula deve evitar problemas a Dilma nos Estados

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta-feira (25) que Luiz Inácio Lula da Silva deve evitar ir a Estados em que haja mais de um candidato da base aliada para não causar problemas para a campanha da presidente Dilma Rousseff. A afirmação atinge a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo do Rio, que aposta no vínculo com o ex-presidente.

Lula deve ir à Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, onde há apenas um candidato que apoia a presidente Dilma Rousseff. O objetivo é evitar problemas à campanha da petista.

"Ele está medindo um pouco. Aqui no Rio ele quer analisar bem o correr da eleição para não ter nenhum desequilíbrio em relação à campanha da presidente Dilma", disse Falcão.

Lindbergh se reuniu com Lula para traçar a estratégia para sua participação na campanha de governo ao Rio. Ainda não está prevista a vinda do ex-presidente.

O senador irritou-se com a decisão da equipe de Dilma em inaugurar sua campanha nesta quinta-feira (24) ao lado de Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Falcão foi ao Rio reunir-se com três candidatos da base de Dilma para discutir agendas em comum. Após encontro com Anthony Garotinho (PR), afirmou ser "natural" surgir descontentamento. Mas afirmou que não houve "stress".

"Ele [Garotinho] não quer exclusividade, quer reciprocidade. Ela virá agora", disse Falcão. O presidente vai se reunir ainda com Lindbergh e o senador Marcelo Crivella (PRB).

Falcão disse que Lula deve fazer campanha ao lado de Dilma no ato da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no dia 31 de agosto, e no ato das centrais sindicais, no dia 7 de agosto.

Eraldo Peres/AP
Ex-presidente Lula discursa sob o olhar de Rui Falcão
Ex-presidente Lula discursa sob o olhar de Rui Falcão

Endereço da página: